João Pessoa, 11 de abril de 2016 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

A ex-prefeita Luiza Erundina oficializou, nesta segunda-feira (11) sua pré-candidatura à Prefeitura de São Paulo pelo PSOL. O deputado Ivan Valente deverá ser candidato a vice de sua chapa.
Concorrendo por um partido pequeno, Erundina reconheceu dificuldades na disputa. Mas afirmou que a proibição de financiamento empresarial favorece sua candidatura.
Ela alertou, porém, para o risco de prática de caixa dois e recomendou que o PSOL fiscalize as candidaturas adversárias: “Muito cuidado. Pode ter muito caixa dois. Se a gente flagrar alguém com caixa dois, vocês vão ver o que vai acontecer”, avisou Erundina, sem antecipar sua estratégia.
Erundina reafirmou sua decisão de votar contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff no Congresso Nacional. Ela repetiu suas críticas ao governo federal e ao do antecessor. Mas argumentou: “Aprovar um impeachment é um atentado à democracia, ao Estado democrático de direito”.
Mesmo declarando que não fará críticas aos adversários, Erundina disse que hoje as “subprefeituras são balcões de negócios”. Segundo ela, essa é uma prática cultural vigente no atual governo. Ela disse considerar arriscada a implantação de eleição direta para as subprefeituras.
Folha
CABEDELO - 13/11/2025