João Pessoa, 04 de junho de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NO VALENTINA

Fulgêncio promete apuração rigorosa de morte de criança em Hospital

Comentários: 0
publicado em 04/06/2014 às 12h11

O secretário de Saúde de João Pessoa, Adalbeto Fulgêncio, prometeu rigor na apuração das causas da morte da garota Gabriela Viegas Barbosa, 12 anos, no Hospital do bairro do Valentina Figueiredo, na Zona Sul da cidade. Parentes da vítima acusam a enfermeira daquela unidade de saúde de ministrar dosagem alta de medicamento ao qual a criança era alérgica.

“Existe uma condição que averigua o óbito. Vamos identificar quem são os profissionais de plantão. Esse tipo de denúncia tanto prejudicar os funcionários, como os usuários. É uma acusação muito grave, e se ela for verídica, a gente vai tomar as providências necessárias. Agora, em princípio, eu tenho muita dúvida se um profissional de saúde aplica uma dose de Berotec. Vamos averiguar com a maior rigorosidade possível e aplicar as penalidades possíveis tanto no campo administrativo, como policial, mas se for um denúncia vazia, nós também tomaremos as providências porque é uma acusação muito grave”, disse Adalberto Fulgêncio.

A mãe da garota, Luciana Gonzaga, disse que chegou a informar a enfermeira, identificada como Simone, sobre o problema alérgico da filha, mas a profissional de saúde insistiu na aplicação do medicamento Berotec, indicado para tratar problemas como asma. “Ela disse que era normal e eu disse que não”, disse a mãe acrescentando:

“Ela continuou insistindo no Berotec e a criança acabou passando mal e teve uma parada cardíaca”, declarou afirmando que a médica de plantão também orientou a aplicação do remédio.

Ainda segundo a mãe, a garota foi levada ao Hospital para tratar de um problema respiratório e os exames comprovaram que ele tinha pneumonia e estava passando por sessões de nebulização

Ao saber do falecimento, parentes da menina fizeram um tumulto e a Polícia Militar foi chamada ao local para assegurar a integridade dos profissionais de saúde e garantir a ordem.

Roberto Targino – MaisPB

Leia Também