João Pessoa, 09 de junho de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Em Galante

Abertura do Arraiá de Cumpade atrai 500 visitantes para a Divina Vila

Comentários: 0
publicado em 09/06/2014 ás 18h35

A poucos quilômetros de distância acontecia o Maior São João do Mundo, em Campina Grande, mas o prestígio conquistado pela Casa de Cumpade e pela Mais Brasil Turismo, atraíram 500 pessoas para a abertura do Arraiá do Cumpade, em Galante. O evento, que está em sua quarta edição, foi divido em quatro momentos que entreteram os visitantes durante as seis horas de festa que aconteceram na abertura do evento, neste final de semana.

A fila se formou na entrada e já se escutava o som do autêntico forró pé-de-serra. Em dois ambientes que estavam em ritmo de forró durante todo o dia, os compadres e as comadres se dividiam para dançar e degustar comidas típicas nordestinas. João Barreto, o Cumpade, como bom anfitrião da festa, fez sua entrada simbólica, cantando e recebendo os “moradores”da Divina Vila para o primeiro dia de evento.

Em outro momento, o Cumpade puxava cantos para acompanhar a procissão de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, enquanto a imagem da santa percorria todas as casas cenográficas do evento como se abençoasse os festejos, semelhante ao que aconteceria em uma vila do interior. Os participantes acompanhavam o cortejo com respeito e admiração. Ao chegar ao pavilhão central, o anfitrião saldou a Paraíba e os visitantes com cantos que enalteciam os costumes nordestinos e eram um convite ao arrastapé.

Em outros dois momentos durante o dia, o Cumpade apresentou aos turistas, o Boi e o Xaxado, dança típica nordestina que, segundo alguns historiadores, foi disseminada pelos cangaceiros. Grupos culturais dançaram e mostraram como seria o cotidiano dos festejos juninos em uma vila do interior do Estado, concretrizando a proposta do evento que é divulgar os costumes e tradições do Nordeste.

“Estamos promovendo o Arraiá de Cumpade há quatro anos em parceria com a Casa de Cumpade e decidimos ampliar a estrutura, que já não suportava tanta procura. Respeitando as tradições nordestinas, os nossos festejos juninos têm agradado o público que procura um São João mais tradicional. Estamos realizados ao perceber, a cada ano, que o evento recebe mais pessoas que se encantaram com o Arraiá do ano passado e trazem suas famílias”, afirma Isaac Batista, proprietário da Mais Brasil Turismo.

O evento segue nos dias 14, 21, 22, 23 e 28, sempre das 11h00 às 17h00. Em julho, o Arraiá acontece dia 05. Este ano a estrutura sofreu uma ampliação que possibilita receber o dobro de público das edições anteriores, com mais conforto. Os idealizadores do evento oferecem estrutura para receber 700 pessoas por dia.

A organização preparou uma opção de traslado para Galante que pode ser contratada pelo visitante. O transporte parte do Centro Turístico de João Pessoa, todos os dias de festa, às 9h, com retorno previsto para às 17h. O passaporte custa R$ 68, com bebidas e caldinhos regionais à vontade, além das apresentações culturais e do trio de forró pé-de-serra durante todo o dia. A aquisição do passaporte pode ser feita pelo telefone (83) 3224-3050 ou pelo e-mail – [email protected].

Redes sociais

Tanto a Mais Brasil Turismo quanto o Arraiá de Cumpade já possuem fanpage no Facebook. Para quem desejar saber detalhes e se divertir com o conteúdo da página podem acessar os links e interagir com o próprio “Cumpade”, por exemplo, que responde os fãs esbanjando a simpatia do matuto.

Mais sobre o evento

O “Arraiá de Cumpade” foi idealizado para resgatar a tradição e os costumes da cultura nordestina no período das festividades de São João. O evento acontece na Fazenda Olho D’água, em Galante, distante 8 km da cidade de Campina Grande, reconhecida nacionalmente por promover o Maior São João do Mundo. O espaço rural de 230 hectares foi cuidadosamente preparado para promover o resgate cultural da tradicional festa junina nordestina.

No “Arraiá de Cumpade” a simplicidade da vida rural é apresentada por meio da degustação das saborosas comidas típicas oferecidas no “Restorante do Cumpade”. O contato com o verde e com os animais da fazenda também remete ao tempo antigo, quando estas festas aconteciam no interior.

Além disso, conhecer a Divina Vila, uma vila cenográfica onde os saberes e fazeres do povo nordestino levam o visitante a familiarizar-se com os hábitos e os valores do interior, tudo isso ao som do contagiante forró pé-de-serra.

A proposta inovadora de um evento-conceito na região, sua preocupação com a valorização cultural nordestina, a necessidade mercadológica de oferecer à demanda turística um produto diferenciado que agregue valor ao destino Campina Grande, aliado à credibilidade de seus parceiros, faz do “Arraiá de Cumpade”, em sua quarta edição, um grande evento turístico-cultural.

Assessoria de imprensa

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x