João Pessoa, 11 de junho de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
AVANÇOS

Ministro da Saúde destaca crescimento do ‘Mais Médicos’ na Paraíba

Comentários: 0
publicado em 11/06/2014 ás 08h52

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, apresentou nesta terça-feira (10) dados positivos sobre a cidade de João Pessoa e o Estado. Os números foram divulgados durante o seminário ‘Mais Médicos para o Brasil’, que aconteceu no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Arte e reuniu gestores municipais de toda a Paraíba.

De acordo com o ministro, a implantação do programa nas cidades agregou mais qualidade e cuidado à prestação de serviço na Atenção Básica. “Com esta iniciativa, garantimos mais médicos, mais cuidado e mais assistência a quem mais precisa, principalmente àquelas pessoas que vivem nas comunidades e tinham dificuldade ao acesso aos serviços básicos de saúde”, declarou.

Em João Pessoa, a Rede Municipal de Saúde conta com atendimentos de 24 profissionais do Programa Mais Médicos, do Governo Federal. Desse total, três são estrangeiros.

Segundo dados do Ministério da Saúde, o número total de consultas na Paraíba cresceu de 187.003 para 247.641 mensais, após o ‘Mais Médicos’, o que representa um crescimento de 32,4% nos atendimentos. O aumento de profissionais refletiu também na quantidade das consultas realizadas nas Unidades de Saúde da Família (USF) da Capital.

Houve também um aumento de 34,8% no número total de consultas por demanda agendada, de 28,2% nas consultas de cuidado continuado, 33% nos atendimentos de consultas por demanda imediata e 39,8% no atendimento em saúde mental.

O programa Mais Médicos foi lançado em julho do ano passado e faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). Tem como objetivo aperfeiçoar a formação de médicos na Atenção Básica, ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país e acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde.

Levando profissionais para o interior e periferias de grandes centros, o programa já conta com mais de 14 mil médicos alocados em unidades básicas de saúde de quase quatro mil municípios. De acordo com o Ministério da Saúde, em menos de um ano, o programa já beneficia mais de 49 milhões de brasileiros e traz resultados positivos na assistência à população.

MaisPB com Assessoria

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
0
Adoraria saber sua opinião, comente.x