João Pessoa, 06 de fevereiro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
transtornos

Barragem de rejeitos rompe e 500 mil ficam sem água em São Paulo

Comentários: 0
publicado em 06/02/2016 às 14h13
atualizado em 06/02/2016 às 11h14

O rompimento de uma barragem de rejeitos, de uma empresa de extração de areia, atingiu o Rio Paraíba do Sul, no interior de São Paulo. Quinhentas mil pessoas estão sem água.

Neste sábado (6), duas máquinas trabalhavam no local, tentando reconstruir a barragem, que fica em Jacareí, interior de São Paulo, mas a água com rejeitos de areia continua vazando para o Rio Paraíba do Sul.

A barragem pertence a uma mineradora que estava parada aguardando a liberação de uma licença ambiental, mas uma outra empresa, a Mineradora Rolando, passou a usar a área para despejar seus rejeitos de extração de areia.

Segundo a Cetesb,  a agência ambiental paulista, a operação foi irregular, ou seja, a Mineradora Rolando não tinha autorização para despejar rejeitos na área da empresa vizinha.

O que vazou para o Rio Paraíba do Sul foi água com sedimentos: restos de terra e de areia. O problema é que o vazamento deixou a água mais turva, mais pesada. Com  isso, o tratamento da água que é captada do Rio Paraíba para abastecer as cidades da região ficou mais difícil.

Pelo menos 500 mil moradores de São José dos Campos ficaram sem água. Isso corresponde a 75% da população da cidade.

A Sabesp, responsável pelo abastecimento de água, está monitorando o Rio Paraíba para avaliar se interrompe, ou não, o fornecimento em outras cidades da região. A equipe do Jornal Hoje tentou contato com a Mineradora Rolando, mas não conseguiu resposta.

G1

Leia Também