João Pessoa, 10 de julho de 2014 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NO ESTADO

Associação de estudantes comemora Lei do Passe Livre

Comentários: 0
publicado em 10/07/2014 ás 16h56

 Associação Paraibana dos Estudantes Secundaristas divulgou uma nota na tarde desta quinta-feira (10) comemorando a publicação no Diário Oficial do Estado da Lei que garante o passe livre para estudantes de escolas públicas na Paraíba.

Leia a nota:


A Associação Paraibana dos Estudantes Secundaristas (APES) declara, com muita alegria, seu apoio à Lei do Passe-Livre, de autoria do deputado estadual Anísio Maia, que assegura aos estudantes da rede pública estadual de ensino de toda a Paraíba o direito à gratuidade nos transportes coletivos. A Lei de nº 10.347 foi publicada no Diário Oficial do Estado neste dia 10 de julho.

A APES, desde sua fundação, há mais de 12 anos, defende a bandeira do passe-livre para os estudantes como uma política indispensável para o desenvolvimento da educação, da cultura, do esporte e do lazer para a juventude.

Defendemos o passe-livre universal, para estudantes de todos os níveis, do fundamental ao superior, da rede privada e das redes públicas municipal, estadual e federal, e ainda durante todos os dias da semana, em todos os meses do ano.

Sabemos que a lei ora sancionada não contempla toda a demanda da juventude, mas destacamos que representa um grande avanço para cerca de 300 mil jovens, beneficiando especialmente os setores mais humildes da população, pois as 60 viagens gratuitas por mês irão desonerar bastante o orçamento das famílias trabalhadoras, que hoje gastam cerca de 30% de seu ordenado com o pagamento das passagens de seus filhos.

Por fim, queremos defender que o direito ao passe-livre não pode representar o fim da necessidade da carteira de identificação estudantil, instrumento cujo objetivo é garantir às entidades os recursos necessários para desenvolver suas atividades. Aqui na Paraíba e em vários estados do Brasil é comum vermos a carteirinha servindo para que meia-dúzia de falsos estudantes e empresas mascaradas de entidades estudantis arrecadem altas somas em benefício próprio.

A APES (que integra as leis municipais da carteira em João Pessoa e Campina Grande), pelo contrário, desenvolve permanentemente ações em diversas escolas, luta nas ruas em defesa dos direitos da juventude, participa das instâncias nacionais do movimento estudantil e realiza, a cada dois anos, seu congresso estadual com o intuito de renovar sua diretoria e de debater seu plano de lutas.

Lutamos sempre por democracia, por mais direitos, e a vitória do passe-livre só nos dá mais energia e confiança em avançar!

João Pessoa-PB, 10 de julho de 2014

ATHAMIR ARAÚJO
PRESIDENTE DA APES

MaisPB com Assessoria

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

MaisTV

Aguinaldo promete novidades na federação PP/União Brasil

"PRÓXIMOS DIAS" - 23/01/2026

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x