João Pessoa, 28 de outubro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
comenda abdias nascimento

Senado homenageia Linduarte Noronha

Comentários: 0
publicado em 28/10/2015 às 11h20
atualizado em 28/10/2015 às 11h04

Para a segunda edição da Comenda Senador Abdias Nascimento, criada para agraciar nomes que se destacaram na proteção e na promoção da cultura afro-brasileira, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB/PB) indicou o nome do cineasta radicado na Paraíba, Linduarte Noronha (in memoriam). O Conselho do Senado, composto por um representante de cada partido político com assento na Casa, se reuniu nessa terça(27) e acatou a indicação do parlamentar paraibano.

A comenda será entregue em sessão solene destinada a comemorar a Semana da Consciência Negra, marcada para o dia 26 de novembro. Para receber a honraria em nome do pai, a expectativa é que o filho do homenageado, Leonardo Ponce Leon Noronha de Oliveira,  participe da cerimônia.

A justificativa do senador Cássio Cunha Lima para indicação do nome, se fundamentou no documentário paraibano Aruanda (1960), que teve roteiro e direção de Linduarte (também é narrador do filme) que aborda a vida rural de uma comunidade de antigos negros escravos, isolada do convívio social.

A distinção é conferida anualmente a sete personalidades. Entidades governamentais e não governamentais de âmbito nacional, ligadas à cultura afro-brasileira, além de senadores e deputados federais, também puderam fazer a indicação.

“Na história do cinema brasileiro, desconheço outra obra que tão bem retrate a história dos quilombos, como o filme Aruanda, de Linduarte. Com essa obra ele se tornou o precursor do cinema novo e deixou também um legado que até os dias atuais é, sem dúvida, uma referência na produção audiovisual na abordagem da luta entre escravos negros”, justifica Cássio.

Aruanda –  é uma palavra que, segundo a etimologia bantu (dialeto africano), significa paraíso, céu. Como a Canaã hebraica. A palavra tem uma relação com o conteúdo do filme, que mostra a história de descendentes da raça negra, oprimidos, perseguidos e explorados devido ao latifúndio monocultor de base escravocrata. Os personagens sonham com sua terra prometida.

Abdias Nascimento – Abdias Nascimento (1914–2011) foi senador e deputado federal pelo Rio de Janeiro, jornalista e militante do movimento negro. Passou 13 anos em exílio após a edição do Ato Institucional n°5, em 1968. Foi um dos principais idealizadores do Dia da Consciência Negra, que se comemora na data da entrega da comenda. Em 2010, chegou a ser recomendado pelo governo federal para uma indicação ao Prêmio Nobel da Paz, mas não foi incluído entre os finalistas.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Alta nos acidentes com moto preocupa autoridades; Governo reforça fiscalização

MAIO AMARELO - 06/05/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas