João Pessoa, 26 de setembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
confira

Vai malhar? Zumba emagrece e melhora condicionamento físico

Comentários: 0
publicado em 26/09/2015 ás 14h40

Uma das atividades mais difundidas atualmente em academias pelo Brasil promete muita disposição, alegria e quilos a menos. Sim, a zumba emagrece! Trata-se de um método de condicionamento físico que une a ginástica e a dança. A inspiração vem de ritmos latinos e internacionais.

A modalidade foi criada pelo coreógrafo Beto Perez, que transformou exercício físico em festa. Quem explica é a educadora física Débora Grings, instrutora de Zumba Fitness. É justamente esse o estilo mais conhecido.

“Apesar de ser uma modalidade intensa, pode ser acompanhada por alunos de todas as faixas etárias e condicionamentos, respeitando, é claro, a limitação de cada um, como em qualquer atividade física”, explica.
Conheça as modalidades da zumba

Existem diferentes tipos de zumba, cada um atendendo a gostos específicos e individualidades do praticante. Confira algumas modalidades:

– Aqua Zumba: é uma aula de zumba que acontece na piscina

– Zumba Step: tem um trabalho intenso para membros inferiores

– Zumba Sentao: utiliza a cadeira como base para fortalecer, equilibrar e estabilizar a região do core.

Débora explica que há ainda a Zumba Toning, que utiliza “maracas”, halteres adaptados que fazem barulhos. A aula tem foco em tonificação, proporcionado um trabalho diferenciado para membros superiores.

Já a Zumba Gold é uma aula com movimentos adaptados. “Com baixíssimo impacto, essa aula é ideal para a Melhor Idade, gestantes ou alunos que precisem evitar atividade de impacto. E há Zumba Kids, para crianças, uma excelente atividade que desenvolve habilidades motoras dos pequenos de forma divertida e criativa”, lista a educadora.
Por que a zumba emagrece

Segundo Débora, a zumba emagrece porque é uma atividade realizada com prazer. É umexercício apaixonante, que leva muitas pessoas a uma prática assídua. Também possui uma excelente proposta de treinamento intervalado.

Alternar coreografias de alta intensidade com outras de média e baixa exigência física provoca uma variação na frequência cardíaca e, consequentemente, uma maior demanda de energia.

E as vantagens da prática não param por aí. “Sem dúvida, um dos maiores benefícios da zumba é o bem-estar. Brinco com minhas alunas que a aula é também uma terapia. Suamos, sorrimos, fazemos amizades e uma hora de exercício passa depressa! A zumba emagrece com diversão, trabalhando o corpo e a alma”, exclama Débora.

Sabendo que a zumba ajuda a queimar calorias , é natural pensar em se inscrever imediatamente numa aula, não é mesmo? A educadora explica que não há restrições. Porém, como em toda atividade física, a pessoa precisa ser orientada por um profissional da saúde, respeitando sua integridade física.

“Tive a oportunidade de participar do primeiro treinamento de instrutores que aconteceu no Brasil. De lá para cá, tenho visto a zumba crescer no país”, comenta Débora. Ela alerta para a importância de buscar profissionais qualificados para ministrar as aulas, que sejam licenciados e que tenham passado pelo curso de formação.

Terra

0 0 votos
Classificação do artigo
Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários

MaisTV

Presidente do TJ diz que Paraíba ‘ganhou’ com decisão que mantém Lei do Gabarito

em João Pessoa - 15/12/2025

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas

0
Adoraria saber sua opinião, comente.x