João Pessoa, 13 de agosto de 2014 | --ºC / --ºC
Dólar - Euro

Com o intuito de estimular a leitura, a Prefeitura de Alhandra, por meio da Secretaria de Educação, está ampliando o Projeto ‘Por uma Alhandra Leitora’. O projeto literário foi lançado em março deste ano e já levou cultura e conhecimento a diversos bairros da cidade. Agora, o intuito é desenvolver as atividades também na zona rural. Na noite desta terça-feira (12), cerca de 70 moradores da Comunidade Vila Nova puderam acompanhar a narrativa do livro de poesias “Pássaros e Bichos na voz de poetas Populares”, organizada pelo professor da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Hélder Pinheiro, na estreia do projeto itinerante que acontece também nos próximos dias 19 e 25 e outras localidades do município.
Na abertura do evento foram cantadas músicas infantis e escolares e, em seguida, 10 alunos, com idades entre nove e 12 anos, da turma do 5º ano da escola Alfredo Cipriano, fizeram uma apresentação da leitura de um cordel abordando o problema do uso das drogas. A leitura coletiva começou às 19h e também foi prestigiada por alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no espaço montado pela Secretaria de Educação.
A estória escolhida foi o conto popular ‘João Jiló’. “A poesia fala de um rapaz amargo, que não gosta de nada e que um dia encontra um passarinho que o fará mudar o jeito de encarar o mundo. O interessante é que durante a narrativa, ele tenta matar o pássaro, mas isso nunca ocorre. Em determinado momento ele chega a engolir o passarinho, que mesmo dentro de seu estômago, o incentiva a mudar. Por fim, a ave consegue sair ainda maior e ‘João Jiló’ depois de todo um processo de sofrimento, atenta para a beleza da vida”, explica a coordenadora do projeto, Helioeny Carvalho.
Para ela, a aceitação da comunidade tem sido satisfatória e por isso foi ampliada a área de abrangência. “A leitura traz inúmeros benefícios como o exercício da imaginação, expansão do vocabulário, aprendizagem sobre novas culturas, entre tantos outros. Felizmente, o prefeito Marcelo Rodrigues estimula os gestores a desenvolver atividades tão proveitosas e gratificantes como o ‘Por uma Alhandra Leitora’”, ressaltou ela, lembrando que o projeto também acontece às quartas-feiras à noite, na Praça Nossa Senhora da Assunção, no Centro de Alhandra.
Além da leitura, o projeto prevê a valorização dos artistas locais, a partir das apresentações culturais. A próxima ação itinerante do Projeto ‘Por uma Alhandra Leitora’ acontece no dia 19 de agosto, às 19h, na praça do Ginásio O Ronaldão, no distrito de Mata Redonda e no dia 25, em Nova Alhandra, na Praça da Pista.
Assessoria
"PRÓXIMOS DIAS" - 23/01/2026