João Pessoa, 16 de setembro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Polarização e conceitos na eleição da OAB

Comentários: 0
publicado em 16/09/2015 às 10h31
atualizado em 16/09/2015 às 18h25

Paulo Maia e Carlos Frederico: a disputa de perfis; quem vencerá?

Paulo Maia e Carlos Frederico Farias: a disputa de perfis na OAB; quem vencerá?

Se distinguir, pra melhor, numa campanha eleitoral é tarefa básica, nem sempre fácil. Quem consegue, reverte até as mais improváveis situações. Foi o que ocorreu na eleição de 2014, quando Ricardo Coutinho se impôs como trabalhador e venceu Cássio Cunha Lima no comparativo dos saldos de gestão.

No microcosmo da disputa da presidência da OAB, o advogado Paulo Maia, da oposição, já percebeu isso, sem precisar de nenhum conselho de publicitário ou agência de comunicação. Deve ter sido pela intuição ou o humano instinto de sobrevivência.

Em duas entrevistas ao Portal MaisPB, Maia demonstrou esse feeling. Cuidadoso para não parecer agressivo, o advogado prefere caracterizar a si próprio, uma forma inteligente de, por tabela, apontar fragilidades do adversário, nesse caso o também advogado Carlos Frederico Nóbrega Farias, candidato da atual diretoria da Ordem.

Quando se auto-classifica um advogado militante e, portanto, com perfil semelhante a 90% de sua categoria, Paulo chama pra si um universo gigantesco da advocacia paraibana, desprovido de afamados selos e poderosos clientes privados e públicos.

É o seu jeito de dizer que está mais próximo dos problemas e anseios da advocacia paraibana por conhecê-los de perto, não de ouvi dizer. O que impõe um esforço e exercício da campanha do vitorioso e bem sucedido Carlos Frederico para se livrar da pecha de mero representante da elite dos advogados e seus potentes escritórios.

Na última entrevista ao MaisPB, Paulo Maia foi de um pragmatismo didático. Pareceu Lula nos seus melhores momentos de sacadas verbais. “Os advogados me vêem como um igual”, lapidou Paulo, numa frase mais eficiente que uma campanha publicitária inteira.

Bloco na…
Carlos Frederico não está esperando tempo ruim. Privilegiado por um exército de cabos eleitorais pelo Interior, está buscando o corpo a corpo com os potenciais eleitores.

…Rua
Ontem mesmo ele foi a Patos, importante colégio eleitoral na disputa pelo comando da OAB paraibana. Costura apoios para fortalecer sua pretensão na sucessão de Odon Bezerra.

Fermentando o…
Por outro lado, Paulo Maia fechou o apoio do advogado Caius Marcellus, dono de fatia considerável do eleitorado da OAB e ex-candidato a presidente nas últimas eleições.

…Bolo
Caius chegou a ser contactado e avançar nas negociações com o grupo de Carlos Frederico. Foi brecado pela repercussão negativa de adesão a um bloco que sempre combateu na Ordem.

 
Pedro Cunha LimaRenovação tucana
O deputado Pedro Cunha Lima (foto-PSDB) está no grupo escalado pelo senador Aécio Neves para reformular a juventude tucana no Brasil. No novo estatuto, só tem direito a voto quem tiver na faixa de 16 a 25 anos, a almejada para esse novo momento. À Coluna, Pedro confessou que a tarefa é difícil. Pra implementar mudanças, é preciso convencer a atual direção. “Esses jovens precisam de espaço pra se expressar. Muitas vezes hoje as decisões são cartoriais, sem participação”, constatou Cunha Lima.

BRASAS
*O PSB do Conde fechou resolução encaminhando tese de candidatura própria.

*De acordo com a Resolução, o critério de escolha do candidato passará por pesquisa.

*Bruno Cunha Lima (PSDB) começa roubar a cena na oposição. Firme e contundente.

*A retirada de um sinal na perna cancelou um dia de agenda do deputado Veneziano Vital.

*O deputado Nabor Wanderley (PMDB) não gostou da suposta reação de Vené pela declaração de Maranhão a favor de Hugo Motta (PMDB) em 2016.

*“O importante é que o povo escolha o candidato”, reagiu Nabor Wanderley.

FALA CANDINHA!
“Se na vida não dá pra servir a Deus e ao diabo, na política ninguém vive esse problema: em nenhum lado tem santo”.

?PONTO DE INTERROGAÇÃO
Até quando de 2016 resiste o apoio do presidente da Câmara, Durval Ferreira (PP), ao prefeito Luciano Cartaxo?

Aluísio RégisPINGO QUENTE
“O Conde tem uma administração bandida”.
Do ex-prefeito Aluísio Régis, durante entrevista ao Rádio Verdade (Arapuan FM), insinuando ligação criminosas da atual gestão do município litorâneo.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também