João Pessoa, 12 de agosto de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Os camaleões da política paraibana

Comentários: 0
publicado em 12/08/2015 às 17h07
atualizado em 12/08/2015 às 14h12

Ao tempo em que o Congresso tentou, em vão, dar uma resposta à sociedade com seu arremedo de reforma política, na temporada de afunilamento dos prazos de filiação partidária os políticos paraibano seguem na contramão. O troca-troca de partido obedece todas as lógicas e motivos, menos a coerência ou viés programático.

Na Câmara de João Pessoa, Professor Gabriel, eleito pelo PDT, e atualmente filiado ao SD procura um novo abrigo. Marmuthe Cavalcanti, ingresso no Poder pelas hostes do PT do B, já foi do SD e busca outra sigla. Não são os únicos. Tem outro batalhão analisando e estudante o destino que melhor aprouver às suas conveniências.

Lucas de Brito, da oposição, também revela interesse em deixar o Democratas. Raoni Mendes, em rota de colisão com o PDT, ouve propostas que vão do PT do B ao PMDB. Convidado a deixar o PSL, Sérgio da Sac avisou: desembarca no roteiro que o prefeito Luciano Cartaxo indicar.

Mas isso não é coisa isolada da Câmara da Capital. É movimento comum na nossa política. A Assembleia não é lá muito diferente. Na legislatura passada, houve uma diáspora de parlamentares para o insípido PEN, movidos por apenas um propósito: fortalecer o exército do general da vez, o então presidente da Casa, Ricardo Marcelo.

Em toda eleição estadual, pré-candidatos a deputado fazem a mesma peregrinação. Filiam-se onde podem ter melhores chances de eleição. Foi assim com o deputado Janduhy Carneiro (Ex-PPS) na sua ida de última hora para o PTN. Situação semelhante com o deputado Zé Paulo, sem nenhuma aparente afinidade com o programa do PC do B.

Quase ninguém está preocupado com as doutrinas e bandeiras dos respectivos partidos de suas filiações ou do seu interesse para transferência. No geral, registradas as raríssimas e honrosas exceções, só há um critério objetivo e definitivo para essas escolhas: a matemática. É a ciência exata vencendo a social.

FERRO E…
O deputado Gervásio Filho pereniza o litígio pelo comando do PMDB da Capital e cobra cumprimento do acordo de rodízio. “Não posso ser jogado fora”, reclamou Gervásio.

FOGO…
“Se Gervásio quiser disputar o comando do PMDB não haverá nenhum impedimento, basta seguir as normas e vencer a eleição”, replicou o deputado Manoel Júnior (PMDB).

MASSAGEANDO
A propósito do imbróglio, o senador José Maranhão (PMDB) segue administrando o confronto. E mais: só atende o telefone de Manoel com uma profecia: “Prefeito”!

INTRÉPIDO
Ex-deputado, o médico Aníbal Marcolino (PEN) afastou boatos de entendimentos com o governo. “Só voltaria à Assembleia com liberdade. Prefiro voltar como titular”.

CHEIRO DO POVO
“Minha agenda é na rua, não em salas fechadas. Vamos continuar com essa agenda de trabalho. Esse é o grande objetivo; estar ao lado do povo. É isso o que a população espera”. Eis a reação expressada pelo prefeito Luciano Cartaxo ao lançamento da Frente de Oposição em João Pessoa.

…BATE
Para o vereador Raoni Mendes (PDT), o governo do prefeito Luciano Cartaxo (PT) sofre da falta de planejamento. “É a gestão marcha lenta”, atirou o pedetista.

…REBATE
Revide do vereador Dinho (PR), para quem Cartaxo mostra competência e Raoni manifesta dor de cotovelo. “Passou 11 meses aliado sem falar nada”, lembrou.

DIA E…
Em Brasília, o presidente da Companhia Docas, Lucélio Cartaxo, avançou na implantação do novo sistema de iluminação náutica, 24 horas, do Porto de Cabedelo.

… NOITE
O próximo passo será a assinatura do convênio entre os governos Federal e Estadual, o que possibilitará o início do processo de licitação, informou Lucélio à Coluna.
Pingo quente
“Deste veneno nós estamos vacinados”.
Do secretário do Trabalho, Diego Tavares, criticando seu partido, o PTB, pela “antecipação eleitoral” em João Pessoa.

*Reprodução do Jornal Correio da Paraíba.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas