João Pessoa, 10 de agosto de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

A Frente na Frente

Comentários: 0
publicado em 10/08/2015 às 10h14
atualizado em 10/08/2015 às 07h16

A partir de hoje, o prefeito Luciano Cartaxo tem um motivo a mais para se preocupar: quando partidos e lideranças políticas formalizarem, às 10h, o primeiro ato conjunto de unidade das oposições – sob o argumento da discussão dos problemas de João Pessoa – a conjuntura passa a conviver com novo formato.

O evento – articulado nos últimos trinta dias – deve reunir no mesmo ambiente vereadores, lideranças, deputados, dirigentes partidários, intelectuais e especialista. Um caldeirão pronto para esquentar o debate, até então morno e insosso, da crítica mais substanciada e organizada da atual gestão municipal.

Ostentando folgada aprovação, segundo revelaram levantamentos da Revista Veja e da IP4, Cartaxo governou nesses dois anos e meio com a vantagem do isolamento ou quase nulidade da oposição, restrita à resistência combativa dos vereadores Raoni Mendes, Lucas de Brito e Renato Martins.

O lançamento da Frente pelo Desenvolvimento de João Pessoa representa a inauguração de uma outra etapa no cenário político pessoense. O de reforço do segmento que diverge do estilo administrativo e do saldo do governo em curso. Com um adendo: um grupo em gestão se inclina para além da desconstrução do discurso, pois se apresenta com disposição de apresentar propostas ao crivo da sociedade pessoense.

O diferencial mais relevante concentra-se na pluralidade partidária, mérito do deputado Wilson Filho e sua capacidade de puxar a discussão, sem pretensão de ser o cabeça da mesa, mas um dos. Esse desprendimento atraiu simpatia de pré-candidaturas, tal qual a sua, de nomes de outras legendas, como PMDB e PSDB, pra citar as maiores.

A Frente, que se materializa hoje, não pode e nem deve ser subestimada, especialmente, porque ela já nasce com uma pretensão ousada; ter pernas próprias e não depender, ou ser refém, das luzes do PT, governante da Capital, ou do PSB, convencido a voltar ao protagonismo na cidade.

COMBOIO
Comitiva socialista paraibana desembarca hoje, em Recife, quando o PSB homenageará o ex-governador Eduardo Campos, morto em plena candidatura presidencial, ano passado.

TRATATIVAS
O presidente da Assembleia, Adriano Galdino (PSB), recebe grupos de investidores de São Paulo e Rio. Na pauta, nesta segunda, a construção da nova sede da Casa.

EFEITO…
O arsenal contra o deputado Veneziano Vital (PMDB), o mais forte nome da oposição em Campina Grande, anima outros integrantes do segmento a sonhar com candidatura.

…COLATERAL
O deputado Damião Feliciano (PDT), marido da vice-governadora Lígia Feliciano, já admite colocar o nome à disposição do grupo político do governador na cidade.

CENÁRIO EM SOUSA
Apesar do lançamento do ex-prefeito Fábio Tyrone (PSB), setores da oposição vêem no deputado Lindolfo Pires (DEM) mais consistência e poder de aglutinação. Pires é, inclusive, o único nome que o prefeito André Gadelha admite a remota hipótese de unificação.

DECIBÉIS
Desde o regresso dos trabalhos na Câmara, tem feito muito barulho nos bastidores o silêncio do vereador Bruno Farias (PPS),ex-secretário de Turismo da Capital.

AFAGO
“Eu espero continuar contando com Bruno, que além de ser um grande vereador, conhece bem o cenário político da cidade”. Do líder do governo, Marco Antônio (PPS).

DIREITO
O vereador Helton Renê (PP) fez melhor ‘negócio’ ao dirigir Procon-JP, onde todo dia acha soluções para o povo. Na Câmara, seria só mais um problema para o eleitor.

ABREVIATURA
“Somos apenas três, mas somos trabalhadores”, registrou o vereador Lucas de Brito (DEM), que assegura: são responsáveis por 30% de toda a produção da Câmara.

PINGO QUENTE
“Nenhum outro momento político foi tão grave”.
Do ex-senador e empresário Roberto Cavalcanti, no auge de sua experiência de quem testemunhou páginas turbulentas da vida nacional – De Vargas à Dilma.

*Reprodução do Jornal Correio da Paraíba.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também