João Pessoa, 08 de agosto de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

A largada eleitoral em João Pessoa

Comentários: 0
publicado em 08/08/2015 às 10h22

A temporada de contatos e tratativas partidárias para 2016, apesar da distância razoável do pleito municipal, começou com o aceno do governador Ricardo Coutinho para o PMDB. Aliás, diretamente ao seu líder absoluto e dono do controle da legenda, o senador José Maranhão.

Primeiro Ricardo foi à casa de Maranhão tratar da posse da sobrinha e suplente de deputada, Olenka, na Assembleia. Depois, fez novo e público gesto na inauguração do Teatro Pedra do Reino, quando reconheceu a participação do peemedebista no projeto do Centro de Convenções e, fugindo do seu habitual, pediu uma salva de palmas à platéia.

Antes, Ricardo havia fechado a adesão do PR, dos deputados Wellington e Caio Roberto, eleitores da oposição em 2014. Dono de razoável tempo de guia, o PR soma bem nas pretensões eleitorais dos girassóis para 2016. Ricardo também está de olho nos passes dos deputados Veneziano Vital e Gervásio Filho, ambos em conflito com o PMDB.

A articulação governista avança para garantir outras siglas. Ontem, o deputado Jutahy Meneses, presidente estadual do PRB, admitiu portas abertas com o governo, em que pese a sua atual vinculação com a gestão de Cartaxo em João Pessoa. Outros dirigentes partidários estão sendo contactados.

O prefeito Luciano Cartaxo, igualmente, entrou na maratona e não vai esperar pelo rompimento da aliança para atrair peças ao tabuleiro. Fechou, antecipadamente, com o presidente da Câmara e do PP da Capital, o veterano recordista de mandatos Durval Ferreira, e tenta recuperar laços com o PPS, do vice Nonato Bandeira.

O terceiro setor desse cenário em João Pessoa se mexe. PTB, PSDB, PSC, entre outras legendas que apostam numa via alternativa a PT e PSB, se reúnem nesta segunda-feira para delimitar território e firmar um pacto prévio. A corrida está aberta. Quem parte cedo, tem mais chances de chegar na frente.

SEM GRILO
Questionado sobre o ensaio do secretário João Azevedo (PSB), Luciano Cartaxo manteve a postura. “Eu não mudo meu tom e meu perfil, 2015 é ano de trabalho”, reforçou.

TÁ EXPLICADO!
O governador Ricardo explicou porque só Azevedo, porta-voz do PSB, falou na estreia da Pedra do Reino. “Não poderíamos fazer da solenidade um palanque”. Hunrum…

COVA DOS…
New York Times reproduziu declaração do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), líder da oposição, sobre a crescente e cada vez mais imprevisível crise política no Brasil.

…LEÕES
“Temer atirou a presidente aos leões, quando disse que precisamos de alguém para unificar o Brasil”. Frase de Cássio captada por Bernardo Melo Franco, da Folha.

DOIS PESOS, DUAS MEDIDAS
Enquanto a lista tríplice do TCE dormita há três meses na gaveta do Palácio da Redenção, Ricardo só gastou três dias para reconduzir Bertrand Ásfora. “Recebo a missão com muita responsabilidade em fazer o MP avançar”, disse Bertrand.

AMIGOS, AMIGOS…
O advogado Carlos Fábio Ismael, pré-candidato a presidente da OAB, reuniu aliados em almoço, ontem, no Sal & Brasa. Entre eles, o concorrente da oposição, Paulo Maia.

…ELEIÇÃO À PARTE
Os dois posaram para fotos e se abraçaram, mas o clima light ficou na mesa. “A OAB não é lugar para estágio probatório”, atira Fábio contra a ‘inexperiência’ de Paulo.

ANFITRIÃO
Apoiado pelo presidente Odon Bezerra, Carlos Frederico receberá os colegas em café da manhã de lançamento da Semana de Valorização do Advogado, nesta segunda, às 8h.

DEBATE JURÍDICO
O desembargador Leandro do Santos e o juiz Antônio Silveira representaram a Paraíba no II Encontro Nacional do Processo Judicial Eletrônico, em Brasília, essa semana.

PINGO QUENTE
“O povo não está preocupado com briga política de A, B e C”.
Do vereador Djanilson da Fonseca (PPS), justificando sua presença tanto nas inaugurações de obras de Ricardo quanto de Cartaxo.

*Reprodução do Jornal Correio da Paraíba.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas