João Pessoa, 01 de agosto de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Cada um por si no PMDB da Paraíba

Comentários: 0
publicado em 01/08/2015 às 13h13

Sobra razão ao deputado Veneziano Vital quando, intimamente, se queixa da postura do comando do seu partido, silente e completamente indiferente às denúncias do ex-tesoureiro da Prefeitura de Campina Grande, Renan Trajano, contra a sua imagem e a do seu irmão, o ministro do TCU, Vital do Rêgo.

O PMDB, a começar pelo senador e presidente estadual da legenda, José Maranhão, sequer botou a cabeça fora para sair em defesa de seu filiado, que, até que se prove o contrário, tem o sagrado direito da presunção de inocência, enquanto as afirmativas desferidas não ganhem endosso e acolhida judicial.

Procurado pela imprensa, Maranhão – em viagem ao Tocantins – evitou falar sobre o tema e se saiu com a justificativa do desconhecimento das acusações. Independente do seu líder, o diretório do PMDB não soltou nem ao menos genérica nota para escudar seu deputado e ex-prefeito da segunda maior cidade do Estado.

Enquanto o PMDB se esconde, os adversários, principalmente em Campina Grande, aproveitam o vácuo e a oportunidade para tirar o coro de Veneziano, amplificando as denúncias e potencializando o desgaste. Solitário, o próprio deputado age como pode para amortecer os ataques.

Solidariedade não é muito o forte do PMDB. Proporcionalidades e peculiaridades à parte, o então senador Ney Suassuna amargou experiência parecida. Acusado no Caso das Sanguessugas, recebeu do partido um desprezo total e foi abandonado em plena campanha à reeleição.

O resultado todos lembram. Ney sofreu uma constrangedora derrota para Cícero Lucena, alvo da Operação Confraria. Lucena, porém, diferente de Suassuna, contou com o ombro e a defesa do PSDB e do companheiro de chapa à época, Cássio Cunha Lima. Ao renegar Veneziano, o PMDB comete o mesmo erro de 2006: enfraquece a si mesmo.

Coisa tá…
O deputado paraibano Hugo Motta (PMDB) voltou ao olho do furacão. Convocou entrevista coletiva ontem para responder acusações da advogada Beatriz Catta Preta.

…Preta
Negociadora de muitas delações premiadas da Lava Jato, ela se sente ameaçada por integrantes da Comissão. “Essa vitimização não vai intimidar a CPI”, avisou Hugo.

Novos rumos
A visão do empresário Roberto Cavalcanti levou a consolidada Auto Club Honda à zona sul de João Pessoa. A área que mais cresce na cidade ganhou sua primeira concessionária. E de cara, no segmento alto padrão. Num Brasil com queda de 20% na venda de automóveis, a Honda registra crescimento de 19%, lembrou Roberto na solenidade de inauguração, ontem.

Lei de Newton
Empossado ontem, o suplente Arthur Filho (PRTB) consegue a mágica legal de assumir mandato na Assembleia, sem renunciar o de vereador em Cabedelo. Nem na Física…

Queda e…
Não é só em João Pessoa que o deputado Gervásio Filho (PMDB) acumula dissabores com o comando do seu partido. Em Mataraca e Sapé, aliados dele enfrentam problemas.

…Coice
Correligionários de Gervásio tiveram vigência do mandato antecipada em Mataraca. “Eu só soube pela imprensa”, lamentou o deputado, em contato com a Coluna.

Passando…
A resposta do secretário Luís Tôrres ao vereador Bira Pereira (PT): “Queria muito ver essa agilidade do petista para defender seu partido e a gestão de Cartaxo dos ataques…”.

…Na cara
“…Do senador Cássio Cunha lima, para quem não há condições nenhuma de aliança do PSDB e do PT em João Pessoa pela distância moral e ética das duas legendas”.

Limite
Nos bastidores da reunião da presidente Dilma, governadores da base estavam mais impacientes com o governo do que a oposição. Ricardo Coutinho era um deles.

PINGO QUENTE
“Ele é useiro e vezeiro na arte de extorquir”.
Do deputado Veneziano Vital (PMDB), sobre as acusações do seu delator e ex-tesoureiro, Renan Trajano.

*Reprodução do Jornal Correio da Paraíba.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também