João Pessoa, 31 de julho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

O escudo de Luciano Cartaxo

Comentários: 0
publicado em 31/07/2015 às 15h56

Ironia é um recurso de linguagem que exige muita sutileza e habilidade verbal. O prefeito Luciano Cartaxo parece ter estudado bem essa matéria. Nos últimos dias, com o agravamento das frágeis e desconfiadas relações com o PSB, o exercício tem sido mais freqüente, como defesa aos igualmente sublimares ataques socialistas.

Difícil se mostrar indiferente aos explícitos gestos de desconstrução de sua gestão por ‘aliados’ do PSB. Um vem e reclama publicamente da velocidade, ou da ausência dela, nas ações e projetos da adminstração. Outro condiciona apoio ao desempenho administrativo e ainda há quem deixe na mão do pessoense a decisão de voltar ao modelo e “ritmo de gestão” do PSB.

Só mesmo com muita paciência e jogo de cintura é possível suportar esse tiroteio, também recheado de ironias e clara tentativa de desmantelamento da imagem de Cartaxo como gestor. Até os talhares do Palácio da Redenção sabem da indisposição do PSB com o governo do PT na Capital.

Cônscio do clima, Luciano se defende como pode. Se não dá no momento para pedir ao irmão, Lucélio Cartaxo, entregar o boné e abandonar o barco da Companhia Docas, em Cabedelo, melhor ir engolindo os sapos e dando respostas, bem ao mesmo modus operandi.
Se ainda não é tempo de chutar o pau da barraca, exigir respeito e cobrar de viva voz reciprocidade pelo apoio emprestado na hora da agonia de 2014, resta ir administrando as bordoadas, estratégias sutis de comparações, petardos dos mais radicais autorizados e até inequívocas desfeitas.

Entre altos e baixos, sobra ao prefeito Luciano Cartaxo reagir, como quem não quer nada, e esperando que suas meias palavras bastem para os bons entendedores da aldeia. “Se eu governador entrega sete obras e eu entrego 39, quem ganha é João Pessoa”, cravou Cartaxo, ontem, na solenidade do calendário de obras de agosto, com uma frase que resume bem a lógica de usar a ironia como escudo.

Marcando…
Presidente da Câmara da Capital e do PP, Durval Ferreira advoga tese de defesa da manutenção da aliança PT e PSB, cada vez mais remota a julgar pelas turbulências.

…Posição
“Mas, se isso não for possível, estaremos com Cartaxo, porque o prefeito representa a melhor opção para a nossa cidade”, defendeu Durval, no auge do seu oitavo mandato.

Fantasias & verdade
Coube ao vereador Renato Martins (PSB) à replica ao colega Bira Pereira (PT). Ataca a precarização dos serviços básicos e falta de calendário de obras. “Fatos que pesquisa nenhuma ocultará. No caso desta gestão, em qualquer esquina com mato, rua esburacada ou ponto de ônibus abandonado, só se escuta a real verdade de quem é usuário e vítima há um só tempo”, atiça Martins.

Emoção
Ao anunciar afastamento da Assembleia para tratamento de saúde, o diligente deputado Ricardo Barbosa (PSB) embargou a voz por mais de uma vez na tribuna da Casa.

Idas e…
Já o deputado cajazeirense Jeová Campos (PSB) se licencia do Parlamento paraibano para buscar a cura das suas altas taxas de diabetes. Vai fazer procedimento cirúrgico.

…Vindas
No lugar de Jeová, o suplente Arthur Cunha Lima Filho (PRTB), vereador de Cabedelo, finalmente ascende à Assembleia, onde o pai pontificou. E chega com toda ‘saúde’.

Confiabilidade
Em tempos de crise, é preciso investir em coisas seguras. É o que pensa o presidente do Sinduscon, Fábio Sinval. “Imóvel é físico e não some de uma hora pra outra”, receita.

Visitinhas
Tem sido grande o movimento no gabinete do vice-presidente Michel Temer. Os paraibanos Manoel Júnior e Hugo Motta, do PMDB, passaram por lá estes dias.

Inovação
Lançado ontem, no CRM-PB, o Programa Valoriza foi bem recebido pelos cooperados da Unimed-JP. Médicos serão bonificados por cada investimento em qualificação.

PINGO QUENTE
“Existe um homem no governo que é oposição; sou eu”.
Do prefeito de Santa Rita, Reginaldo Pereira (PRP), que, mesmo na Prefeitura, continua pregando contra quem sempre combateu na cidade.

*Reprodução do Jornal Correio da Paraíba.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também