João Pessoa, 22 de julho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Estela está no tabuleiro em João Pessoa

Comentários: 0
publicado em 22/07/2015 às 10h36

Engana-se quem tem a candidatura do operoso secretário João Azevedo como favas contadas no PSB. Que João é um bom quadro e que o PSB caminha para ter candidatura própria em João Pessoa, disso ninguém tem dúvidas, e os sinais são fartos e reveladores, mas muita água ainda vai rolar por debaixo dessa ponte.

Não há como se aprofundar nesse processo sem citar a deputada Estela Bezerra. O nome dela está e estará ainda mais forte no jogo lá na frente, por muitas razões. A primeira delas; tem total confiança de Ricardo Coutinho e é do grupo quem mais desfruta de prestígio pessoal junto ao governador.

Ex-candidata improvisada de última hora à prefeita de João Pessoa, Estela Bezerra foi muito mais longe do que se poderia imaginar, para o contexto turbulento e adverso da época. Por muito pouco não disputou o segundo turno com Luciano Cartaxo e deixou pra trás José Maranhão, um cacique tarimbado da política paraibana.

Estreante na política, ela enfrentou pesos pesados com um bloco completamente esfacelado pelo rompimento do então prefeito Luciano Agra. O PSB se dividiu entre quem ficou com Cartaxo e quem seguiu Ricardo. E nessa segunda ala houve muitos que, por absoluta apatia e descrença no potencial da candidatura, cruzou os braços.

De 2012 pra cá, Estela Bezerra revelou uma capacidade enorme de se reinventar e dar a volta por cima. Foi premiada com a passagem pela Secretaria de Comunicação, cuja falta de apetite e desempenho abreviou sua permanência. Substituída, todos achavam que ela tinha entrado em desgraça no governo. Nada disso. Ganhou novo fôlego e saiu de 2014 com um mandato debaixo do braço.

Desenvolta, como poucos, na defesa do “projeto”, o mandato e a presidência da CCJ lhe dão vitrine permanente em João Pessoa e presença viva na cabeça do pessoense, componente que possibilita certa vantagem na cena pública. Na corrida interna, porém, acumula arestas a serem aparadas e tem o desafio de recuperar relações no PSB. Nada que com jeito e habilidade não consiga superar e sensibilizar seus pares. Principalmente, a partir do momento em que a “tropa” ouvir ou sentir sinal verde do “chefe”, como alguns tratam o líder girassol.

Caminho…
O senador José Maranhão voltou à cena. Está mesmo convicto do irreversível projeto das candidaturas próprias do PMDB para 2016 em João Pessoa e Campina Grande.

…Sem volta
Detalhe: os “poucos cargos” ocupados pelo partido na estrutura governo não arrefecem os ânimos e pretensões. “Se for necessário, nós devolveremos os cargos”, avisou.

Campina nos trilhos
A CBTU nacional estuda a viabilidade da implantação de linhas urbanas de ônibus em Campina Grande, a pedido do senador Raimundo Lira (PMDB), segundo revelou à Coluna o superintendente do órgão na Paraíba, Wladme Macêdo. A cidade já conta com boa malha ferroviária, cortando vários pontos e bairros. As linhas contemplariam o complexo Aluísio Campos, em construção.

Sentindo…
No aniversário de 60 anos, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) sofre os efeitos da crise econômica nacional e os cortes no orçamento do Ministério da Educação.

…Na pele
De acordo com a reitora da UFPB, Margareth Formiga, a instituição precisou cortar em R$ 15 milhões a verba de custeio. Até os programas de pós-graduação foram atingidos.

Ônus
A situação só não é pior porque a UFPB se livrou de parte das despesas com o HU, com a chegada da EBSERH. Mesmo assim, gasta R$ 15 milhões/ano com água e energia.
Leitura
Ao contrário do que se presume, setores do cartaxismo acham a polarização com o PSB mais vantajosa e não vêem com bons olhos o aparecimento de uma terceira candidatura.

Peça
A ascensão do irmão, Murilo Galdino (PSB), à liderança da oposição na Câmara de Campina, é mais um reforço às pretensões de Adriano Galdino para 2016 na cidade.

Tarifa
O aumento da passagem de ônibus em Campina mereceu críticas do deputado Veneziano Vital (PMDB). “O prefeito não tem compromisso como social”, cutucou.

PINGO QUENTE
“Além dos corais, ninguém mais conhece nosso Hino”.
Do deputado Hervázio Bezerra (PSB), abrindo a discussão de mudança no desconhecido Hino da Paraíba.

*Reprodução do Jornal Correio da Paraíba.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também