João Pessoa, 17 de julho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Ricardo e a reconciliação com os Poderes

Comentários: 0
publicado em 17/07/2015 às 09h57

“Eu estou de bem com a vida”. A frase resume bem o atual momento e humor político do governador da Paraíba, Ricardo Coutinho. Vindo de um primeiro mandato turbulento, contestado e marcado por conflitos de toda ordem, o socialista sacramentou ontem a inauguração de uma nova e – ao que tudo indica – promissora fase.

A solenidade de transmissão de cargo para os presidentes dos Poderes, Adriano Galdino e Marcos Cavalcanti, é a prova viva da mudança de perspectiva e ação política do governador no trato e nas relações. O Ricardo de ontem – afeito aos confrontos – engoliu o Ricardo de hoje – preocupado em somar.

Mais do que uma alteração de rota – tirando o barco da maré alta para navegar em águas mansas – a fase simboliza o ápice da consolidação política. O Ricardo de hoje tem poucas pedras no caminho, a maioria – diga-se de passagem – removida pela sua obstinação política a partir do resultado das urnas.

De uma só tacada, Ricardo se livrou de alguns incômodos: a dependência do grupo Cunha Lima – patrono da sua primeira eleição –, a dura oposição feita pelo PT e PMDB nos três anos e meio de mandato e a difícil convivência com o um presidente crítico ao seu governo na Assembleia.

Tudo isso faz parte do passado. Ricardo saiu dessa zona tensa de guerra para se abrigar em terreno seguro. Boa relação e maioria folgada no Legislativo e lua de mel com o Judiciário facilitam a vida do governador no seu segundo mandato, período em que trabalha para ampliar sua liderança.

As presenças – de políticos a desembargadores – fala por si só. O Ricardo acossado e criticado por todos os lados no seu primeiro mandato, nem lembra o cumprimentado fausta e calorosamente até por quem lhe fez recente e dura oposição, alguns publicamente, outros reservadamente.

De bem com a vida – no dizer dele próprio durante seu discurso solene – Coutinho está fazendo espontaneamente, e na prática, o que seu adversário prometia na campanha, em tom de crítica e desconstrução. A imagem dos três poderes juntos e de mãos dadas ontem no Palácio mostrou uma Paraíba reconciliada.

Mão…
Antes da solenidade, Ricardo fez questão de sair do seu lugar para cumprimentar na primeira fila a desembargadora Fátima Bezerra, mulher do senador José Maranhão.

…Estendida
Na saudação à ex-primeira dama do Estado, o governador perguntou com sorriso nos lábios pelo peemedebista e pela saúde do seu ex-adversário e hoje aliado de governo.

Chega pra lá
Instado a falar sobre o TCM, Ricardo cravou duas: “Essa não é uma discussão que passa pelo TCE. É uma discussão que passa pelo poder Legislativo e pelo poder Executivo. (…) Doutor Cássio não tem muita condição de opinar sobre esse assunto. Pra opinar sobre esse tema a pessoa tem que ter coerência, se não tem fica difícil”.

Lágrimas
Iniciado na política como vereador de Pocinhos, o governador em exercício Adriano Galdino (PSB) lembrou das origens e não segurou a emoção no discurso de posse.

Adjetivação
“Lutador, corajoso e trabalhador”. Eis as três palavras sacadas pelo presidente do Tribunal de Justiça, Marcos Cavalcanti, para saudar o governador Ricardo Coutinho.

Roteiro
Fora da Paraíba, a vice-governadora Lígia Feliciano (PDT) cumprirá agenda internacional. Ela tem viagem programada para países da Europa e Ásia.

Destreinado
Ausente há tempos do Palácio da Redenção, deputado Frei Anastácio (PT), um dos presentes na transmissão do cargo, quase se perdia nos labirintos do prédio na saída.

Black
Conhecido pelo apreço aos figurinos mais ousados, digamos assim, o deputado Ricardo Barbosa (PSB) exibiu ontem terno preto brilhante, com camisa e gravata da mesma cor.

Recursos
“Se perdermos a verba, será um impacto muito grande pra cidade”. Alerta da deputada Estela Bezerra (PSB) ao risco de João Pessoa não conseguir implantar o sonhado BRT.

PINGO QUENTE
“Por que ficou enrolando?”.
Do presidente da Asplan-PB, Murilo Paraíso, revoltado com o recuo do Governo Federal, que prometeu socorro aos plantadores de cana, afetados pela seca.

*Reprodução do Jornal Correio da Paraíba.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também