João Pessoa, 26 de junho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

A violência afronta governo e paraibanos

Comentários: 0
publicado em 26/06/2015 às 08h50
atualizado em 26/06/2015 às 06h02

Nem a imprensa e nem a oposição. O inimigo da segurança pública da Paraíba é a realidade de uma bandidagem cada vez mais disposta afrontar a retórica oficial, com ações concretas, sem gastar a saliva e o discurso que nossas autoridades entoam para minimizar o estado de intranqüilidade que ora assistimos.

Basta dizer que no dia em que moradores dos Bancários, em João Pessoa, iriam marchar pela Paz, no próprio bairro bandidos invadiram um famoso supermercado de lá e fizeram um arrastão, constrangendo e humilhando clientes, aumentando a tensão entre os habitantes da região e corando quem acha que está tudo sob controle.

Minutos depois, há menos de 8 km do supermercado, na Avenida Pedro II, um dos corredores mais movimentados da Capital desse Estado, alguém sacava um revólver e matava um homem com um tiro na cabeça no meio da rua, pleno da certeza de consumar a ação sem ser molestado ou encontrado pela polícia.

Mais cedo, marginais explodiram pela segunda vez somente neste ano um caixa eletrônico na cidade de Puxinanã. Foi o 73º caso na Paraíba em 2015, segundo dados do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários do Estado. Dados que impressionam pelo curto espaço de tempo.

Histórias e situações não faltam para ilustrar essa preocupação que, diferente do que pensam setores do governo, não pertence a analistas políticos ou críticos contumazes da atual gestão. Está estampado na cara das pessoas, no dia-dia, nas conversas na vizinhança ou no bate-papo no trabalho.

Esse espaço não tem e nem nunca terá a pretensão de desancar o governo ou desqualificá-lo. Talvez seja um dos poucos jornalistas há reconhecer avanços com a política das Unidades de Polícia Solidária e melhoria da estrutura a serviço da Polícia. Mas é preciso reconhecer, também, a insuficiência diante da demanda que aí está.

Daqui ecoa apenas uma singela tentativa de, quem sabe, reverberar o apelo popular e alertar para o gemido das ruas. Pro bem do próprio governo, também, esse grito não pode ser abafado pela falta da autocrítica interna ou excesso de presunção.

Barbárie dos…

Devido ao mau tempo na cidade, a Marcha pela Paz, programada para ontem às 17h, na Praça da Paz, nos Bancários, foi remarcada para amanhã, no mesmo horário e local.

…Bancários

Cinco dias após o crime contra duas moradoras, a linha de investigação não foi alterada, “A evidência maior é do crime contra o patrimônio”, diz o delegado Marcos Villela.

Pimentel 1 X 0 Ronaldinho

Por enquanto, o presidente da Câmara de Campina Grande, Pimentel Filho (Pros), vai ganhando a queda de braço com Ronaldo Filho (PSDB). Autor do projeto, Pimentel promulgou a lei que disciplina as entidades responsáveis pela carteira estudantil, no mesmo dia em que o prefeito em exercício anunciou o veto. Ainda não se sabe o que pensa o prefeito Romero Rodrigues (PSDB) sobre o assunto.

Fogo de…

A aliança PT/PSB segue chamuscada. Dessa vez, o incendiário foi o emblemático vereador Renato Martins (PSB), cujas ligações com o Palácio dispensa apresentação.

…De monturo

Comentando o clima “paz e amor” entre lideranças petistas e tucanas, Martins foi na jugular: “Um caminho possível é eles se unirem para compensar a falta de gestão”.

 Arremate

“São as forças do atraso apegadas ao poder”, acunhou o vereador socialista, para quem, ao contrário das duas legendas, o PSB tem “bons resultados administrativos” a mostrar.

Mão…

Para o presidente do PT de Campina Grande, Perón Japiassú, se o PSDB apoiar a reeleição de Luciano Cartaxo, a legenda pode retribuir a coligação com Romero.

…Dupla

Possibilidade recebida com euforia pela vereadora tucana Eliza Vírginia, de João Pessoa. “Seria uma tese ‘super interessante’ essa dobradinha nas duas cidades”.

Apoio

O deputado Pedro Cunha Lima (PSDB) ouviu incentivo à sua PEC da Nova Educação da boca do senador Cristovam Buarque (PDT). Os dois se reuniram ontem em Brasília.

PINGO QUENTE

“Isso foi a gota d’água”

Do Padre Marcone Menezes, da Paróquia Menino Jesus de Praga, dizendo que o seqüestro das mulheres se soma a outros crimes diários nos Bancários.

* Reprodução do Jornal Correio da Paraíba

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também