João Pessoa, 24 de junho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

Lenha na fogueira da aliança PT/PSB

Comentários: 0
publicado em 24/06/2015 às 10h23

Até quando PT e PSB da Paraíba continuarão encenando, e mal, o teatro da forçada aliança celebrada dias antes da convenção de 2014? É o que se pergunta a cada episódio de ataque mútuo entre os dois partidos, geralmente motivados por comparações e provocações administrativas entre as gestões da Prefeitura e do Estado.

A última veio do governador Ricardo Coutinho, ressentido com declaração do secretário Adalberto Fulgêncio, braço direito do prefeito Luciano Cartaxo e para quem as “obras estruturantes” do Estado em João Pessoa são fruto do aporte financeiro do governo federal, portanto, tem origem no PT.

Bem ao seu estilo, Ricardo reagiu, pra começo de conversa, chamando de “figuras carimbadas” os autores, ou nesse caso o autor, dessas colocações. E passou logo na cara o silêncio do PT na defesa do governo Dilma. Falta, na leitura de Ricardo, “esse grupo” botar a “cabeça de fora”.

Foi além. Condenou a atitude de quem tenta “se apropriar do recurso que é público”. Ratificou o Trevo de Mangabeira como uma “obra urbana”, de R$ 25 milhões, e o asfaltamento de 24 ruas do entorno, como uma intervenção estritamente patrocinada com dinheiro do cofre estadual.

No complemento, uma estocada administrativa com objetivo conhecido e endereço certo: “As pessoas lembrarão como era aquela rotatória e que acumulava diariamente engarrafamentos de quilômetros nos horários de pico. A obra está se vestindo e está avançando”.

O confronto Ricardo e Adalberto não é um fato em si. Um dia a gestão de Cartaxo é atacada na Câmara por vereador do PSB. Outro, a bancada de Cartaxo atira contra a administração de Ricardo. Mais adiante, Luciano visita o Túnel da Lagoa e dá várias alfinetadas nas gestões socialistas. Em seguida, Ricardo inspeciona obras do Estado na Capital e anuncia calendário isolado de inaugurações em João Pessoa.

Praticamente um ano após a celebração da coligação, sob o argumento de que a união seria boa pra cidade, Ricardo e Cartaxo até hoje não pactuaram um convênio ou anunciaram uma única obra conjunta. Pelo contrário, às vésperas de São João, botam lenha na fogueira das diferenças.

Defesa…
“Não haverá pleno usufruto da Cidadania se continuarmos reféns do medo, do temor, da ameaça de dano ou lesão à nossa individualidade ou à incolumidade de nossa família”.

…Da vida
Arremate da nota do Conselho de Direitos Humanos da Paraíba, em defesa da construção de política que avance na prevenção de barbáries, como a dos Bancários.

Segurança, joio e trigo
“Eu faço um apelo para que a população separe as coisas, o trabalho que as polícias vêm fazendo é valoroso, poucos são os crimes que não têm identificação, a polícia tem agido com eficiência, mas ela e nem ninguém pode adivinhar onde pode acontecer as coisas”. Do governador Ricardo Coutinho, comentando a barbárie dos Bancários.

Insossa
Evasiva e sem sal a nota publicada pela direção da OAB da Paraíba. Óbvia no repúdio ao crime contra as mulheres e frouxa na cobrança de políticas de segurança no Estado.

Labareda
Rompido com o prefeito Dedé Romão (PSB), o presidente da Câmara de Pedras de Fogo, José Felinto, deu o recado: “Não concordarei com um Legislativo subserviente”.

Sentimento
Pesquisa Data Folha mostra: a maioria (65%) do eleitor brasileiro é contra a reeleição, em plena era do declínio do governo Dilma. 66% são contra a obrigatoriedade do voto.

Lados…
Depois do senador Cássio Cunha Lima (PSDB), será a vez de outro paraibano liderar comitiva à Venezuela, do presidente Nicolás Maduro: Lindbergh Farias (PT-RJ).

…Opostos
Farias criticou a frustrada missão dos senadores da oposição. “Os senadores que foram à Venezuela deveriam ter papel de equilíbrio, de bombeiros, não de incendiários”.

Chapa branca
A reação da oposição veio da boca do senador Aécio Neves. O tucano descartou a possibilidade de integrar a nova missão. “Isso não tem sentido, chega a ser risível”.

PINGO QUENTE
“Não podemos apenas prender, é preciso preservar as vidas”.
Do deputado Tovar Correia Lima (PSDB), para quem “o governo precisa admitir que sozinho não vencerá essa guerra”.

*Reprodução do Jornal Correio da Paraíba.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também