João Pessoa, 22 de abril de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
com inovações

Cartaxo lança ciclo 2015 do Orçamento Participativo

Comentários: 0
publicado em 22/04/2015 às 14h10

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), lançou, nesta quarta-feira (22), o ciclo do Orçamento Participativo para 2015. Este ano, o programa ganha o OP Online, que vai possibilitar a votação de demandas pela internet. Além disso, terá Caravanas de Acompanhamento, uma ampliação das vistorias realizadas nas obras da gestão municipal.

“Nossa gestão sempre manteve essa característica de ouvir a população e primar pelo diálogo com todos os setores da sociedade”, destacou o prefeito Luciano Cartaxo. De acordo com ele, o Orçamento Participativo é a ferramenta que efetiva o envolvimento da população e que norteia as ações de governo. “Vamos participar de todas as audiências, ouvir, debater detalhes e trabalhar para que ainda mais demandas sejam atendidas”, complementou.

Durante a solenidade de lançamento do ciclo 2015, foi divulgado o calendário completo de audiências públicas para 2015. Os 14 encontros, que reunirão a população, o prefeito e os secretários da gestão municipal, acontecem entre os dias 5 e 18 de maio, com abertura em Manaíra (primeira região) e encerramento nos Bancários (14ª região).

As audiências deste ano terão espaço para discutir benefícios para os bairros e falar sobre o andamento das obras já eleitas. “O Conselho do OP decidiu que as eleições de demandas passa a ter validade bianual, ou seja, as demandas eleitas em 2014 poderão ser concretizadas em 2015 e 2016. É por essa razão que este ano não teremos novas demandas eleitas nas plenárias”, explicou o secretário executivo do OP, Jackson Macedo.

A população, no entanto, poderá eleger suas obras prioritárias sem sair de casa, por um meio mais simples e acessível: a internet. Isso será possível com o OP Online, uma das inovações do programa para 2015. A ferramenta vai cadastrar os moradores da cidade, que poderão votar em uma demanda prioritária para a sua região. A votação acontecerá nos meses de maio e junho, por meio do site oficial da PMJP (joaopessoa.pb.gov.br).

Outra melhoria acontece na vistoria das obras em andamento. Elas serão ampliadas com a criação das Caravanas de Acompanhamento, que acontecerão em duas oportunidades dentro do calendário anual. “Vamos unir a equipe de conselheiros, o prefeito, secretários e vereadores para acompanhar as obras, não só as eleitas pelo OP, mas todas as que a gestão estiver executando”, explicou Jackson Macedo.

A definição das ações prioritárias dentro das eleitas pela população também passou por mudanças. A partir de agora, a ordem de prioridade não será definida pelo corpo especializado da Câmara Técnica, mas pela própria população. A ideia é dar preferência às obras que receberam mais votos na plenária, respeitando ao máximo o interesse da população.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas