João Pessoa, 20 de abril de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
várias mortes

Mais um barco de imigrantes afunda no Mediterrâneo

Comentários: 0
publicado em 20/04/2015 às 11h42
(Foto: Argiris Mantikos/Eurokinissi/Reuters)

Um barco com mais de 300 pessoas a bordo está afundando no Mediterrâneo, anunciou nesta segunda-feira (20) a Organização Internacional para as Migrações (OIM), que afirmou ter recebido um pedido de socorro de uma pessoas que viaja na embarcação.

“A pessoa que ligou afirmou que mais de 300 pessoas estão a bordo do barco e que está afundando. Também afirmou que pelo menos 20 pessoas morreram”, afirma a organização com sede em Genebra. A embarcação viaja ao lado de outras duas.

O naufrágio acontece um dia após outra embarcação com 700 pessoas afundar na costa da Líbia. De acordo com balanços preliminares, 24 mortes foram confirmadas e 28 sobreviventes foram resgatados, o que significa que quase centenas de pessoas podem ter morrido na tragédia.

Milhares de imigrantes já morreram este ano no Mediterrâneo quando tentavam deixar países da África e do Oriente Médio para entrar na Europa, fugindo de guerras e da pobreza.

Após o grave caso deste domingo, a União Europeia organizou uma reunião conjunta de ministros do Interior e das Relações Exteriores, convocada em caráter de urgência.

A a chefe da diplomacia do bloco, a italiana Federica Mogherini, disse que a UE não tem mais desculpas diante da imigração. “Com esta nova tragédia já é demais. A UE não tem mais desculpa, os Estados membros não têm mais desculpas. Precisamos de uma verdadeira política migratória, precisamos de medidas imediatas”, disse Mogherini antes da reunião de ministros das Relações Exteriores do bloco.

Buscas

O premiê italiano, Matteo Renzi, disse que a Itália estava trabalhando em conjunto com Malta para resgatar os centenas de imigrantes que estavam nos dois barcos naufragados.

A OIM, que contactou as Guardas Costeiras do Mediterrâneo, não sabe exatamente onde estão as embarcações.
Segundo a organização, as autoridades “não têm os recursos para resgatá-los agora”, em consequência do naufrágio de outro barco no domingo, na costa da Líbia, que deixou centenas de desaparecidos.

A OIM acredita que as Guardas Costeiras provavelmente tentarão desviar navios comerciais para o local em que o barco está afundando. Uma operação complicada, pois segundo a organização alguns não querem colaborar.

Globo

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas