João Pessoa, 31 de março de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
protestos na UFPB

Alunos só deixarão Reitoria após reunião com Margareth Diniz

Comentários: 0
publicado em 31/03/2015 às 10h15
atualizado em 31/03/2015 às 08h42

Os estudantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que ocupam a Reitoria desde a tarde de ontem, encaminharam nota a imprensa na manhã desta terça-feira (31), informando que só saíram do local após uma reunião com a reitora da UFPB, Margareth Diniz, e representantes da PRAPE (Pró-Reitoria de Assistência e Promoção Estudantil).

Segundo o movimento Ocupa UFPB, os protestos dos estudantes são motivados pela necessidade dos discentes de receber assistência estudantil de qualidade para garantir seu direito à inclusão e permanência na universidade.

“Há mais de dois anos tentamos dialogar com a reitoria, porém não obtivemos respostas satisfatórias às nossas demandas, que seguem: ampliação do número de vagas e melhoria estrutural das residências estudantis, reajuste do auxílio moradia e alimentação, bem como celeridade nestes processos, e Restaurante Universitário de qualidade para todos, com ampliação da quantidade de vagas. Atualmente no campus I, com três restaurantes (estando dois deles desativados), estudantes não cadastrados precisão formar fila de espera e, na totalidade das vezes, vários ficam sem alimentação”, diz a nota.
Conflitos

Recentemente, a UFPB tem sido palco de atrito envolvendo alunos da instituição. Na última terça-feira (24), um estudante saiu ferido após confronto com segurança durante confusão nas dependências do Restaurante Universitário (RU). Já na quinta (26), um aluno acabou detido por tentar tomar a arma de um vigilante após o fim de uma festa promovida no campus pelos próprios estudantes.

Nota

NOTA SOBRE A OCUPAÇÃO DA REITORIA

 

Nós, estudantes organizados numa frente em defesa da assistência estudantil da Universidade Federal da Paraíba em João Pessoa, estamos ocupando a reitoria desde as 13h da segunda-feira, dia 30/03/2015, para dar visibilidade às reivindicações que dizem respeito à política de assistência estudantil.
O movimento começa pela necessidade dos discentes de receber assistência estudantil de qualidade para garantir seu direito à inclusão e permanência na universidade. Há mais de dois anos tentamos dialogar com a reitoria, porém não obtivemos respostas satisfatórias às nossas demandas, que seguem: ampliação do número de vagas e melhoria estrutural das residências estudantis, reajuste do auxílio moradia e alimentação, bem como celeridade nestes processos, e Restaurante Universitário de qualidade para todos, com ampliação da quantidade de vagas. Atualmente no campus I, com três restaurantes (estando dois deles desativados), estudantes não cadastrados precisão formar fila de espera e, na totalidade das vezes, vários ficam sem alimentação.
Percebe-se que estas demandas não são exclusividades desta capital; os campi nas cidades de Areia, Bananeiras, Santa Rita, Mamanguape e Rio Tinto também passam por esses descasos e outros problemas. Assim, reivindicamos a reformulação da política de assistência estudantil.
Para desocuparmos a reitoria, nós exigimos: 
Uma audiência pública com pauta exclusiva da assistência estudantil com a magnífica reitora Margareth Diniz e representantes da PRAPE (Pró-Reitoria de Assistência e Promoção Estudantil) na data de 31/03/2015 (terça-feira) às 11 horas da manhã no espaço do Centro de Vivências da UFPB;
Portanto, convocamos a comunidade acadêmica, corpo discente, docente e funcionários, bem como a sociedade civil para ingressar nessa luta. Sem assistência não há PERMANÊNCIA.

 

“O país que precisamos construir, com oportunidade para todos, depende do êxito dos nossos esforços no campo da educação.”
BRASIL UMA PÁTRIA EDUCADORA

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas