João Pessoa, 06 de agosto de 2018 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
'agosto dourado'

Amamentação: banco de leite faz campanha em JP

Comentários: 0
publicado em 06/08/2018 às 08h44
atualizado em 06/08/2018 às 07h37

Profissionais do Banco de Leite Zilda Arns, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promovem a campanha Agosto Dourado com objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da amamentação e da doação de leite materno, alimento mais completo para o recém-nascido e para os primeiros meses de vida do bebê. As mães que amamentam também são beneficiadas.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que crianças devem se alimentar exclusivamente de aleitamento materno até aos seis meses de idade. Dos seis meses em diante, as crianças devem receber alimentos complementares (sopas, papas, etc.) e, caso possível, manter o aleitamento materno.

De acordo com Daniele Maciel, coordenadora do Banco de Leite Zilda Arns, são vários benefícios importantes que envolvem a amamentação. “Fortalece a imunidade da criança, reduz o estresse do bebê, ao manter o contato com a mãe, previne alergias, fortalece os pulmões, previne cólicas, combate a anemia e auxilia no desenvolvimento cognitivo. É a melhor fórmula para o crescimento dos bebês prematuros e desenvolve a arcada dentária, além de ser rico em amor”, explicou.

A coordenadora comentou ainda que o ato de amamentar proporciona consideráveis benefícios às mamães também. “Ao amamentar na primeira hora após o nascimento, há diminuição do sangramento da mãe, o que ajuda o útero a voltar ao tamanho normal mais rápido. Ainda nesse contato, além da favorecer o emagrecimento, diminui também a ansiedade da mãe, aumenta a segurança, principalmente das de primeira viagem, e previne a anemia, já que nesse período a menstruarão demora mais tempo para voltar ao normal e descer regularmente, completou.

Doação de leite materno – A ação também incentiva a doação do leite materno. As mulheres que têm leite excedente podem ser doadoras e estarão contribuindo de forma especial para a amamentação de bebês que precisam do leite materno, no Instituto Cândida Vargas.

Para as mulheres que querem ser doadoras, o Banco de Leite Zilda Arns possibilita a doação em domicílio. Para participar, basta ligar para o telefone 3214-1390 ou 3214-1752 e fazer o cadastro. A doadora receberá em casa um kit com os recipientes de vidro e tampa de plástico esterilizados, máscara e gorro, para coletar o leite.

O Banco de Leite possui um posto de coleta no ICV, com atendimento das 8h às 17h, de segunda à sexta-feira. No local, são disponibilizadas informações sobre os procedimentos de doação. Para ser doadora, a mulher não pode ter doença infectocontagiosa, como Aids, sífilis e hepatites, entre outras, nem ter tomado medicamento de uso contínuo, como psicotrópicos.

Atualmente, o Banco de Leite conta com aproximadamente 65 doadoras e recebe uma média mensal de 70 litros de leite materno para os bebês prematuros que nascem no ICV. Além do leite materno, o Banco de Leite também incentiva a doação de frascos que são utilizados para a montagem dos kits de coletas. O recipiente precisa ser de vidro e com tampa de plástico, como os utilizados em embalagens de café solúvel ou maionese.

Agosto Dourado – No dia 12 de abril de 2017 foi sancionada pelo Presidente da República, a lei nº 13.435 que institui o mês de agosto como o Mês do Aleitamento Materno, o Agosto Dourado.

MaisPB

Leia Também