João Pessoa, 15 de junho de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
ATENTADO

Somália: ataque em hotel e restaurante deixa mortos

Comentários: 0
publicado em 15/06/2017 às 13h23
atualizado em 15/06/2017 às 10h43

Uma forte explosão, seguida de um ataque a tiros, perto de um movimentado hotel e um restaurante de Mogadício, na Somália, deixou ao menos 19 mortos na quarta-feira (14). O grupo radical islâmico Al Shabab reivindicou a autoria da ação.

O ataque foi cometido por um homem-bomba, que teria se jogado com um carro contra a entrada do Posh Hotel, no centro da capital somali. O hotel é o único que tem uma boate em toda Mogadíscio. Em seguida, o restaurante Pizza House foi invadido e cerca de 20 pessoas foram feitas reféns.

O balanço de mortes ainda está incerto. A Reuters diz que 19 morreram, mas a Associated Press afirma que foram 31 mortos. O chefe da polícia da Somália, Abdi Bashir, disse à Reuters que os cinco atiradores foram mortos.

A capital da Somália é alvo frequente de ataques terroristas, principalmente do Al Shabab, que realiza habitualmente atentados contra civis, policiais, representantes do governo e militares. Essa campanha de atentados suicidas faz parte da tentativa de derrubar o governo somali e impor sua interpretação radical do islamismo.

A milícia islâmica, que anunciou em 2012 sua adesão formal à Al Qaeda, luta para instaurar um Estado islâmico de corte wahhabita na Somália, onde já controla grandes extensões de território no sul e no centro do país.

O país é atormentado por conflitos armados desde 1991, quando os líderes de milícias locais derrubaram o ditador Siad Barre e depois começaram a lutar um contra o outro.

G1

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas