João Pessoa, 06 de dezembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
NOVEMBRO AZUL

Mais de 13 mil foram atendidos na USFs de João Pessoa

Comentários: 0
publicado em 06/12/2016 às 16h14
atualizado em 06/12/2016 às 15h54

As equipes de saúde da família atenderam 13,5 mil usuários do sexo masculino durante o Novembro Azul deste ano. A campanha combate o câncer de próstata e alerta sobre a importância do cuidado integral com a saúde do homem. Durante todo o mês, as ações de promoção à saúde foram intensificadas nas unidades de saúde da família (USF) de João Pessoa.

De acordo com o coordenador da área técnica de Saúde do Homem, Késsio Brito, a procura por parte da população masculina pelos serviços de saúde aumenta no período da campanha. “No mês de novembro, devido à uma mobilização maior, os homens acabam procurando mais os serviços de saúde, tanto na atenção básica, como também os serviços da atenção especializada”, afirmou.

Ainda durante o último mês de novembro, foram realizados 654 exames de dosagem de antígeno específico (PSA) nas USF da Capital e também 654 usuários foram encaminhados para fazerem os exames de próstata nos serviços especializados. Segundo a área de Saúde do Homem, a média é de 450 exames mensais na rede municipal, tanto para PSA quanto para próstata.

Késsio destaca que apesar do Novembro Azul já ter passado, os cuidados com a saúde devem continuar. “De forma geral, o homem tem menos costume do que a mulher de procurar um médico ou um serviço de saúde, mas precisa saber que também precisa manter uma vida saudável”, comentou.

Durante toda a campanha na rede municipal de saúde foram ofertadas palestras sobre câncer de próstata nas instituições de ensino e pesquisas, com atividades como práticas de atividades físicas, avaliação antropométrica, verificação da pressão arterial e avaliação nutricional, entre outros serviços voltados à saúde do homem.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), no Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não melanoma). Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas