João Pessoa, 16 de agosto de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
apoio

Benjamim busca recursos federais para dragagem do Porto de Cabedelo

Comentários: 0
publicado em 16/08/2016 às 21h20
atualizado em 16/08/2016 às 19h03

O deputado federal Benjamim Maranhão (SD) se reuniu na tarde desta terça-feira (16), com a diretoria da Companhia de Docas da Paraíba. O parlamentar ouviu os pleitos da presidente Gilmara Timóteo e garantiu que vai em busca de recursos financeiros para que seja realizada a dragagem do Porto Cabedelo para que toda a sua extensão tenha 11 metros de profundidade. Entidades representativas de empresários, trabalhadores do Porto e associações comerciais de Cabedelo também participaram da reunião.

A realização da intervenção fará com que o Porto receba navios de maior porte. Atualmente, 90% do canal do Porto já tem 11 metros de profundidade. Apenas 10% estão limitados a 9,4 metros, pois é uma área de rocha. Então, o pleito é resolver o problema que resta desses 10% do canal do Porto que ainda está com o calado baixo, o que impede a entrada de navios de maior porte.

De acordo com Benjamim, ajudar o Porto de Cabedelo é contribuir com a Paraíba toda, já que é um local importante para o desenvolvimento econômico do Estado e gerador de vários empregos. O parlamentar ainda confirmou que vai marcar uma audiência em breve com o ministro dos Transportes, Maurício Quintella (PR), para tratar do assunto.

“O Porto de Cabedelo é um importante pilar do desenvolvimento socioeconômico da nossa Paraíba. Nossa reunião foi muito proveitosa porque percebemos que o Porto está pronto para receber investimentos, inclusive tendo estudos e projetos já prontos. Não podemos perder espaço no cenário portuário do país, perder cargas por causa dessa limitação atual da baixa profundidade. Vou me reunir com o ministro para mostrar essas condições e buscar formas de viabilizar a dragagem”, analisou Benjamim.

Além da presidente Gilmara, estiveram no encontro o presidente do comitê em defesa do Porto de Cabedelo, Márcio Madruga; o presidente do Sindicato dos Operadores Portuários, Manoel Francisco de Brito; o operador portuário, Alexandre Demito; o presidente do Sindicato dos Arrumadores, Josivan Soares; o presidente do Sindicato dos Conferentes, Ricardo Tabosa e o presidente do Sindicato das Empresas de Transporte e Cargas, Arlan Rodrigues. Todos lembraram da dificuldade financeira em que o Porto se encontra com a queda do números de cargas e do faturamento.

“Estamos ano a ano diminuindo nossos trabalhos e consequentemente nossos resultados. Muito em virtude da queda no recebimento de certas cargas que não conseguem chegar aqui e de navios que preferem não passar por aqui por conta da baixa profundidade daqui. Estamos em busca de R$ 50 milhões de reais que seriam suficientes para realizarmos a tão importante dragagem para 11 metros. Com isso iríamos voltar a receber cargas maiores e mais pesadas, com contêineres, por exemplo. Agradeço a atenção do deputado em se reunir conosco e tratar do assunto”, comentou Gilmara.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas