João Pessoa, 18 de julho de 2019 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
BRASÍLIA

Docas discute conclusão da dragagem do Porto

Comentários: 0
publicado em 18/07/2019 às 14h32
atualizado em 18/07/2019 às 14h35

A presidente da Companhia Docas da Paraíba (Docas-PB), Gilmara Temóteo, viajou à Brasília para uma reunião no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) sobre a conclusão da dragagem do canal de acesso do Porto de Cabedelo.

De acordo com a presidente, a reunião abordou aspectos técnicos da obra e foi positiva.

“Depois de um excelente resultado com a viagem à China, essa nova ida à Brasília é fundamental para que sigamos em frente com a dragagem. Estamos fazendo as articulações necessárias com a bancada e o governo federal, além dos investimentos na infraestrutura do Porto, para que estejamos mais do que prontos quando a dragagem for concluída”, detalha.

Gilmara Temóteo reforçou que já existe um anteprojeto aprovado pelo Instituto Nacional de Pesquisas Hidroviárias (INPH), na pessoa do diretor do órgão, Domenico Accetta. “Paralelamente, vale ressaltar que essa é uma demanda de toda a comunidade portuária e do estado, afinal fará com que o Porto seja mais competitivo e operacional, por exemplo”, avaliou Gilmara.

Ainda segundo ela, o encontro serviu para dar continuidade ao processo de busca pela dragagem do Porto de Cabedelo, que permitirá o acesso de navios maiores, trazendo mais benefícios para o estado. A negociação também tem sido feita pelo governador João Azevedo, que esteve em 21 de março em Brasília, junto com a presidente e parte da bancada federal paraibana.

A conclusão da dragagem foi inserida pela bancada federal paraibana como uma das prioridades para 2020, no calendário de obras do Governo Federal. Atualmente o canal possui 9,14 m de profundidade e passará a ter 11 m, quando a obra foi finalizada.

A comitiva paraibana foi composta pela presidente da Docas-PB, o secretário de Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Deusdete Queiroga, o deputado federal Wilson Santiago e o secretário executivo do Escritório de Representação em Brasília, Adauto Fernandes. Eles foram recebidos pelo diretor geral do Dnit, o general Antônio dos Santos Filho, pelo coordenador geral de obras aquaviárias, Rodrigo Morais, pela diretora de infraestrutura aquaviária, Karoline Brasileiro, e outros membros técnicos do órgão.

MaisPB

Leia Também