João Pessoa, 08 de outubro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
em joão pessoa

Curso de Gastronomia oferece qualificação para moradores do Taipa

Comentários: 0
publicado em 08/10/2015 às 14h28

O mercado de trabalho para profissionais da área de gastronomia está aquecido e em plena expansão, sobretudo em cidades com grande potencial turístico, como João Pessoa.  Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, o setor de gastronomia movimenta no país, aproximadamente, R$ 180 milhões por ano, empregando 6 milhões de pessoas. Com isso, a procura por profissionais é cada vez maior. Pensando em gerar oportunidade para pessoas com interesse na área, mas sem qualificação, a Cozinha Comunitária da Taipa, está realizando um curso de Gastronomia Básica para 20 pessoas da comunidade.

O curso começou no mês de setembro e vem enchendo de esperanças quem decidiu aventurar-se profissionalmente no mundo das panelas e temperos. “O curso é uma porta de emprego para nós, que não temos muitas oportunidades por aqui. Sou grata por terem aberto essa porta que, para mim, é um recomeço”, comenta a dona de casa Eclesiana da Costa Silva Lopes.

Aos 30 anos, Eclesiana, que sempre gostou de cozinhar, decidiu aproveitar a oportunidade de se profissionalizar. Usuária da Cozinha Comunitária do Timbó, soube do curso e decidiu participar na tentativa de se qualificar para enfrentar os desafios do mercado. “A comida e a cozinha são coisas que sempre me chamaram atenção e que eu gosto. Além da culinária, aqui também aprendi sobre respeito e caráter, sobre postura profissional, como entrar e sair de um emprego e lidar com diversas situações”.

Já a dona de casa, Priscila Silva de Medeiros, 26 anos, também usuária da cozinha, nunca tinha pensado em trabalhar com gastronomia até o dia em que ouviu falar do curso e enxergou nele uma oportunidade. “Pensei que trabalhando nesse ramo eu poderia tentar ter uma vida melhor. Acredito que o curso vai me ajudar a conseguir um trabalho. Eu tenho duas filhas e por isso não posso desistir”, relata.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas