João Pessoa, 10 de junho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
em joão pessoa

Galdino participa do 3° Congresso de Secretarias Municipais de Saúde

Comentários: 0
publicado em 10/06/2015 às 09h12

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, participou na noite desta terça-feira (9) da abertura do 3° Congresso Norte e Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde. O evento acontece no Centro de Convenções Poeta Ronaldo Cunha Lima, em João Pessoa, e segue até o próximo dia 12 de junho.

De acordo com o deputado Adriano Galdino, a realização desse congresso na Paraíba é uma oportunidade para se discutir a saúde de uma forma mais ampla. “A gente vai dialogar, discutir, conversar e planejar estratégias de saúde. Isso é muito bom para Paraíba e para os paraibanos e através dele vamos buscar soluções para melhorar a saúde não só do Estado, mas de todo Brasil”, comentou.

Para o governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, é preciso regular o acesso à rede de saúde. “Eu acho que o maior desafio que enfrentamos hoje é que prefeituras possam fortalecer a atenção primária a saúde. As pessoas têm que ter garantia que a atenção hospitalar a população seja bem cumprida”, observou.

Com o tema “Equidade na Gestão do SUS para a redução das desigualdades regionais”, o congresso está sendo prestigiado por secretários, profissionais e estudantes da área de saúde. Estima-se que mais de duas mil pessoas participem da programação durante todos os quatro dias do evento.

Segundo a presidente do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba (Cosems – PB), Soraya Galdino, foi um desafio realizar o Congresso. “Não é a primeira vez que tentamos trazer o Congresso para Paraíba. Esse evento tem como objetivo juntar todos os secretários de saúde do Norte e Nordeste para qualificar estes gestores”, pontuou.

Assuntos como as práticas de Gestão do SUS, Governança Regional, Política de Atenção Básica, Fundações Estatais na Área da Saúde, dentre outros temas, serão debatidos. Será abordado também o tema da XV Conferência Nacional de Saúde: “Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas”.

“É um momento importante para a articulação dos gestores do Norte e Nordeste. Nós entendemos que é um momento de fortalecer nossos temas de saúde, nossos pactos interfederativos no sentido de melhorar as responsabilidades, definir melhor o que cada esfera de governo faz porque nós temos o compromisso de melhorar a saúde para nossa população” afirmou o Ministro da Saúde, Arthur Chioro.

MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas