João Pessoa, 26 de agosto de 2012 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Evento

Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba comemora seus 85 anos

Comentários: 0
publicado em 26/08/2012 às 21h46

 Na noite deste sábado (26) a Grande Loja Maçônica do Estado da Paraíba comemorou os seus 85 anos de atividade com um evento, durante o qual reuniu integrantes da maçonaria vindos de várias partes do Brasil. Dos 27 estados que constituem a Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil (CMSB), 23 enviaram seus representantes para prestigiar a comemoração.

Para o Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica da Paraíba, Marcos Antônio de Araújo Leite, a presença de todos eles o deixou surpreso, mas também satisfeito, pois representou o respeito e o prestígio do estado diante das outras Lojas brasileiras. “Não vou esquecer jamais o presente que foi dado a Paraíba na noite de hoje, que foi a presença de todos. Esta noite ficará na história da Grande Loja”, assegurou. As Grandes Lojas congregam todas as Lojas (como são chamadas as sedes) de cada estado.

Na ocasião, Leite também falou sobre a importância social da Maçonaria, que sempre esteve atenta e envolvida nas grandes questões nacionais focando sempre nos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade. “Temos perfeita consciência de nosso papel social e da parcela de responsabilidade na missão de transformar o mundo, aprimorando as coisas que nos cercam”, explicou. Ainda segundo Leite, é por esse motivo que a maçonaria também está sempre engajada em projetos filantrópicos.

Um dos pontos importantes da noite foi a palestra proferida pelo Venerável Mestre e Escritor Maçônico, Ailton Elisiário de Sousa, durante a qual ele relembrou todos os momentos históricos em que a Maçonaria esteve presente, lutando em nome de ideais revolucionários. “A Grande Loja da Paraíba carrega um legado importante. Este espírito revolucionário do povo paraibano esteve presente em várias lutas e vitórias em prol da nação”, garantiu.

Ele lembrou, por exemplo, que no último dia 20 foi comemorado o Dia do Maçom. Esta data foi escolhida devido ao fato de em 20 de Agosto de 1822, ter sido realizada no Rio de Janeiro a histórica Assembléia Geral do Povo Maçônico. Nela foi aprovada a moção apresentada por Gonçalves Ledo, de proclamação da independência do Brasil.

Sousa também contou um pouco sobre os ritos da Maçonaria. Disse que todos eles têm seu significado ligado a evolução moral, espiritual e social do ser humano. “Faz parte ainda dos ideais maçons, a melhoria das condições de bem-estar da sociedade e o aperfeiçoamento permanente das instituições democráticas, sem cunho político-partidário”, defendeu.

O evento terminou com um coquetel oferecido aos presentes.

Assessoria de Imprensa

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas