João Pessoa, 04 de julho de 2017 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Uma revista mais que ecológica

Comentários: 0
publicado em 04/07/2017 às 13h04
atualizado em 04/07/2017 às 10h07

Por que aqui dizemos e nos referimos a uma revista “mais que ecológica”?! – Simplesmente porque ela – essa revista a que queremos nos reportar – vai mesmo além do sentido científico da ecologia.  Como do conhecimento geral, “ecologia é uma ciência que estuda o meio ambiente e os seres vivos que nele existem”.

Esta revista tem por nome exatamente “Revista Espaço Ecológico”. Mas, ao dar espaço para artigos e outras matérias relacionadas à ecologia, defende sobretudo o meio ambiente. A propósito, vale lembrar uma sua mensagem, espécie de “slogan” que vincula ao seu próprio nome: “Uma Aula de Sustentabilidade e Meio Ambiente”.

A mais recente edição da “Revista Espaço Ecológico” corresponde a junho do corrente ano, embora ainda não tenha obtido condições de circular com periocidade mensal. E é lastimável que faltem condições para essa “sustentabilidade”… a “sustentabilidade” de uma revista que desenvolve uma imensurável contribuição para a conscientização da preservação do meio ambiente.

“É tão oneroso, assim, fazer circular uma revista com tão nobre propósito educativo-cultural e de tanto bem para a sociedade?!”.  – Mesmo não sendo “tão oneroso, assim”, as instituições que deveriam apoiar dizem não poder… dizem não ter verba… ou não vincularam às suas próprias finalidades esta de propugnar pela conscientização da defesa do meio ambiente.

Conversando com o diretor executivo da revista, Gualberto Freire (e na página de seu editorial vemos que Alexandre Nunes é o jornalista responsável), tomamos conhecimento das dificuldades (real desequilíbrio econômico-financeiro) para manter uma revista com mais de mil exemplares para a irradiação da consciência de preservação do meio ambiente.

Puxa, gente, quão lastimável é não haver verba governamental para apoio a tão importante ação educativo-cultural e de preservação ambiental!

Mas temos esperança de que tanto a SUDEMA-PB como a SEMAM-JP vão empenhar-se para essa sustentabilidade da “Revista Espaço Ecológico”, que em sua mais recente dição traz especial matéria destacando “João Pessoa – uma cidade em busca da sustentabilidade”, afora artigo de Deusimar Guedes chamando a atenção de que “A proteção do meio ambiente ajuda na prevenção às drogas”. Também tem reportagem assinada por Assis Cordeiro apontando que “Verticalização pode aumentar calor e desconforto em João Pessoa”.

E tem bem mais!

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas