João Pessoa, 10 de novembro de 2016 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Jornalista desde 2007 pela UFPB. Filho de Marizópolis, Sertão da Paraíba. Colunista, apresentador de rádio e TV. Contato com a Coluna: [email protected]

A crise hídrica, que deveria unir, divide

Comentários: 0
publicado em 10/11/2016 às 19h41
atualizado em 10/11/2016 às 16h48

Escassez de consensos mínimos entre autoridades consegue superar falta d’água que castiga Paraíba

Por dias seguidos, deputados se digladiam na Assembleia para arranjar culpados ou para isentar culpas pelo duro e difícil quadro de colapso no abastecimento d`água de Campina Grande, a maior e mais importante cidade do interior nordestino.

A sessão desta quarta-feira, na Casa, foi mais um exemplo da queda de braço. Tião Gomes (PSL), principal pitbull governista, acusou os políticos de Campina Grande (Cássio, Ronaldo…) pela ausência de ações de prevenção ao longo do tempo.

A oposição cobra do Governo uma providência real no presente, não exumações do passado e terceirização de responsabilidades de uma gestão que já está no poder há seis anos, período coincidente com umas das mais inclementes e devastadoras secas que se tem notícia.

Ao invés de confronto, surrado e improdutivo, a crise hídrica em Campina Grande deveria ser tema de consenso para unir forças e atitudes concretas. Ao contrário, a miopia e a sede pelo conflito partidário e ranzinza transforma a causa em motivos para arranca-rabos e troca de farpas.

A julgar pelos argumentos da oposição e do governo, essa é o tipo da briga que os dois lados têm razão. Só não dá é para tentar convencer o campinense, com caneca na mão ou caixa d`água vazia, que a o único culpado é São Pedro.

Dou-lhe uma…

Parte (por trás do campo de futebol) do Clube Cabo Branco foi arrematada por cerca de R$ 1,5 milhão.

…Dou-lhe duas

A aquisição foi de um construtor no mesmo dia em que não houve lance suficiente para arremate do Hotel Ouro Branco.

felix_araujo_neto_sttpSinal verde

A cidade de Campina Grande desenvolveu tecnologia para fabricação própria de semáforos ao preço três vezes menor que o mercado. A Superintendência de Trânsito e Transportes criou um laboratório com a participação de servidores do próprio órgão. Detalhe: sem burocracia e licitação, o equipamento três vezes mais barato, segundo o superintendente Félix Neto (foto).

BRASAS

*Em campanha – Para atacar Paulo Maia, presidente da OAB, adversários anteciparam o precoce debate da sucessão da Ordem na Paraíba.

*Margem para dúvidas – Por outro lado, ao contestar ‘manobra’ para derrubar o fim da reeleição, Maia não deixou claro se mantém o compromisso pessoal de não disputar novamente.

*Portas abertas – “Ricardo está sempre disposto ao diálogo”. Do secretário Fábio Maia (PSB) sobre o encontro marcado do governador com todos os prefeitos, em dezembro.

*Embarque – O deputado Bruno Cunha Lima (PSDB) precisou tirar passaporte às pressas na Polícia Federal, em João Pessoa.

*Perfil – Mesmo sem direito a voto, o vereador Bira Pereira (PSD) acha que o presidente da Câmara, Durval Ferreira (PP), tem boas chances de reeleição pela característica agregadora.

FALA CANDINHA!

Aridez

De Dona Candinha sobre o embate entre deputados na Assembleia tratando da falta d’água em Campina Grande: “Uma chuva de retórica e nenhum pingo de vontade política”.

PONTO DE INTERROGAÇÃO

O governador Ricardo Coutinho convidará a bancada federal para participar do encontro com Temer?

maistv-tiao gomes copyPINGO QUENTE

“Só oração”. Do deputado Tião Gomes (PSL-foto), receitando reza aos santos para solucionar a crise hídrica em Campina Grande.

* Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Portal MaisPB

Leia Também