João Pessoa, 10 de outubro de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
nessa sexta-feira

Projeto de Reurbanização da Rua do Meio é debatido em Patos

Comentários: 0
publicado em 10/10/2015 às 09h58

O deputado estadual Nabor Wanderley (PMDB) participou na noite dessa sexta-feira, dia 09, de uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores de Patos sobre o Projeto de Reurbanização da Rua do Meio.

Inicialmente a reurbanização da localidade foi projetada em 2009 durante a gestão de Nabor, em que a proposta versava sobre a construção de um Conjunto Habitacional com estruturas físicas adequadas para convivência das famílias, sendo priorizado o saneamento básico, relocação de famílias, abertura de ruas, construção de praça e arborização. O tema foi trazido para debate numa propositura da vereadora, Cláudia Leitão (PR).

De acordo com o deputado, a reurbanização da localidade trará uma vida mais justa para as famílias que lá residem. “É um debate importante essa questão da urbanização da cidade e aqui tratando especificamente da Rua do Meio onde a gente tem um problema grave com relação à mobilidade e urbanização porque são muitos becos que não tem acesso às viaturas do SAMU, polícia, Bombeiros e isso dificulta o atendimento”, disse.

A Audiência Pública contou ainda com a presença de moradores da Rua do Meio e do presidente da Associação, bem como de vereadores, arquitetos e estudantes de arquitetura das Faculdades Integradas de Patos, representantes da Segurança Pública, GIAASP, SAMU, 4ª CIRETRAN.

O presidente da Associação de Moradores da Rua do Meio, Josivan Vieira de Sousa, destacou que o projeto saia do papel para trazer benefícios à toda a comunidade.

“É uma oportunidade muito importante e que possa ser beneficiada a comunidade como um todo e a sociedade de Patos para que todos tenham uma vida digna”, destacou.

Já a Arquiteta e Urbanista, Marcela Portela, justificou a pontecialidade da abertura da Rua do Meio como forma de integração da comunidade com as demais localidades de Patos.

“Inicialmente essa abertura é interessante. É preciso ter uma integração entre cidade e comunidade. Atualmente ela tem um potencial estratégico dentro da cidade muito grande, mas ela é voltada para si dando as costas para a cidade e se volta para dentro. A gente entende que esse conceito tem que mudar, pois, precisamos integrar a comunidade com toda a cidade e que elas possam usufruir os espaços da cidade não apenas como becos e vielas ou pequenas entradas limitadas, mas que ela faça parte do tecido urbano da cidade”, explicou.

No final da Audiência foi criada uma comissão formada por membros que estiveram presentes no evento.

A vereadora Cláudia Leitão garantiu que será feito um relatório sendo este entregue a prefeita, Francisca Motta, e ao Governador da Paraíba, Ricardo Coutinho, com o intuito de envolvê-los no anseio da comunidade. Ela ainda destacou o compromisso de Nabor Wanderley, que agora, enquanto parlamentar deverá levar adiante a discussão para a realização do projeto iniciado em sua gestão.

“Acreditamos que dessa vez esse projeto saia do papel até porque nós temos aqui o compromisso do deputado Nabor Wanderley em levar adiante essa discussão porque foi uma preocupação sua enquanto prefeito da nossa cidade”, justificou.

MaisPB

Leia Também