João Pessoa, 30 de junho de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
SAÚDE

Paraíba recebe 14 profissionais para o Mais Médicos

Comentários: 0
publicado em 30/06/2015 às 16h03
atualizado em 30/06/2015 às 13h06

A Paraíba recebeu, na tarde da segunda-feira (29), 14 profissionais que vão atuar no programa federal Mais Médicos. Esses profissionais, que ainda fazem parte do 6º ciclo do programa, são médicos intercambistas, ou seja, brasileiros com formação no exterior, e vão atuar em Campina Grande (sete médicos), João Pessoa (seis) e Cuité (um). Os médicos desembarcaram no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto. Equipes do Governo do Estado e do Ministério da Saúde recepcionaram os profissionais.

A médica formada em Cuba, Mariana Almeida, está animada com o início dos trabalhos no programa. Pessoense, ela está feliz em retornar à Paraíba servindo à população. “Trabalhar no Programa Mais Médicos será uma experiência maravilhosa, principalmente porque eu vou para o Distrito Potiguara, o que representa uma experiência nova na minha vida, já que vou conhecer outra realidade. Estou  feliz com a possibilidade de atender a população do meu Estado e agradecida pelo programa, que é uma oportunidade ímpar da gente conhecer  a realidade do nosso país, contribuindo para melhorar cada vez mais”, disse.

Também formado em Cuba, o médico Marcos Felipe Rodrigues, natural de Limeira (SP), falou sobre sua expectativa com o Programa Mais Médicos. “A expectativa, não só minha, mas de todos os médicos que estão chegando aqui é muito grande. Nosso objetivo é poder ajudar a população, fortalecendo o Sistema Único de Saúde. Queremos contribuir para melhorar e amenizar um pouco a situação da saúde da nossa população que tanto necessita”, disse Marcos.

Segundo a representante da coordenação da Comissão do Programa Mais Médicos na Paraíba, Rosiani Videres, o programa tem sido de fundamental importância para o Estado. “Quando foi criado o programa vimos a real necessidade dele, pois os médicos brasileiros não estavam sendo suficientes para dar cobertura e assistência à população. Em muitos municípios, onde existia uma grande dificuldade em encontrar médicos, não tem mais esse problema hoje, graças ao Mais Médicos. Não só na Paraíba, mas em todos os estados brasileiros, o programa foi uma questão de fundamental importância para assistência às famílias”.

Rosiani lembrou ainda que nesta quarta (1º) e quinta-feira (2) será realizado o acolhimento à esses profissionais, no Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba (Cefor-PB). Nesses dois dias, equipes do Ministério da Saúde e do Governo do Estado estarão apresentando a situação da saúde na Paraíba para os profissionais recém-chegados.

Mais Médicos – Lançado pela Presidência da República no dia 8 de julho de 2013, o programa faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do SUS, firmado com estados e municípios, com objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura nos hospitais e unidades de saúde e ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país. Atualmente, mais de 400 profissionais estão atuando na Paraíba.

 
MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas