João Pessoa, 15 de abril de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
reunião em brasília

Governadores querem royalties e ICMS eletrônico para o Nordeste

Comentários: 0
publicado em 15/04/2015 às 13h24
atualizado em 15/04/2015 às 13h37

Os governadores do Nordeste, liderados pelo governador paraibano Ricardo Coutinho (PSB), decidiram, durante reunião na manhã desta quarta-feira (15), com toda a bancada federal nordestina em Brasília, no auditório Nereu Ramos na Câmara Federal, que irão formar uma comissão para acompanhar os projetos de Leis que estão em tramitação no Congresso e são de interesse comum para a região.

Na reunião, também ficou decido que os governadores irão se reunir, na tarde de hoje, com a ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmem Lúcia, para discutir ação que garante a divisão dos royalties obtidos com a exploração do petróleo do pré-sal entre Estados produtores e não-produtores.

Veja o que o governador disse após  o encontro:

Com relação à coletânea de Leis, o secretário de representação Institucional em Brasília, Lindoldo Pires (DEM), explicou que o objetivo da comissão, que será composta por um senador, um deputado federal e um representante dos governos estaduais, é acompanhar a votação de projetos de interesse dos estados do Nordeste.

Lindolfo citou como exemplo o projeto do ICMS eletrônico, que será apreciado na Câmara dos Deputados já nesta quinta-feira (16), e determina que o “tributo seja destinado para o estado onde o produto foi vendido e não onde foi comprado”.

“Hoje a Lei funciona da seguinte forma: se o consumidor paraibano, por exemplo, compra uma geladeira pela internet em São Paulo, o imposto vai para São Paulo. Os estados nordestinos não consideram esta forma de tributação correta. Queremos que o ICMS venha para onde a venda aconteceu”, comentou.

“O objetivo é que a nossa bancada fique atenta, com este Fórum permanente, tentando sensibilizar os demais deputados e senadores do Brasil, a votarem em matérias de interesse do Nordeste”, acrescentou.

Lindolfo revelou também que a próxima reunião das bancadas com os governadores do Nordeste acontecerá em Natal (RN), no dia 08 de maio.

Ao todo, a bancada nordestina é composta de 177 parlamentares: 150 deputados e 27 senados.

Os temas discutidos na reunião foram referentes a investimentos no Nordeste nas áreas de saúde, turismo, segurança e seca.

Cristiano Teixeira – MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas