João Pessoa, 15 de março de 2015 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
nesse sábado

Ciclone devasta Vanuatu e deixa pelo menos oito mortos

Comentários: 0
publicado em 15/03/2015 às 09h30

Uma das maiores tempestades da história no Oceano Pacífico devastou neste sábado Vanuatu, país insular ao nordeste da Austrália, arrancando os telhados das casas, derrubando árvores e matando pelo menos oito pessoas. Autoridades esperam que mais mortos sejam encontrados. Um balanço provisório da ONU, ainda não confirmado, cita a possibilidade de 44 mortes.

A Organização das Nações Unidas (ONU) está preparando uma grande operação de ajuda humanitária. A Austrália disse estar pronta para oferecer toda a ajuda possível aos vizinhos. Com ventos que chegaram a 340 quilômetros por hora, o ciclone Pam isolou Vanuatu. O país ficou praticamente sem energia elétrica e comunicação e enfrenta uma crescente possibilidade de ficar sem alimentos e água potável para os habitantes em decorrência do desastre natural.

“Parecia que o mundo ia acabar”, disse Alice Clements, porta-voz do Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) em Vanuatu. “Foi como se uma bomba tivesse explodido no centro da cidade. Não há energia. Não há água.”, afirmou.

Tom Skirrow, diretor nacional do grupo de ajuda humanitária Save The Children, disse à agência Reuters que o Gabinete de Gerenciamento de Desastres Nacionais de Vanuatu confirmou oito mortos e 20 feridos. Ele afirmou que esses números devem subir substancialmente. Equipes humanitárias em Papua Nova Guiné disseram que pelo menos uma pessoa morreu no país.

Veja

Leia Também