João Pessoa, 29 de agosto de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro
O Botafogo-PB pode terminar a última rodada da Série C no G-8 e se garantir para o quadrangular final da competição. Para isso, o Belo enfrenta o Anápolis, de Goiás, pela última rodada da fase de grupos, neste sábado (30), às 17h no Estádio Jonas Duarte.
O clube paraibano passou a maior parte do torneio no meio da tabela. No entanto, com a vitória sobre o Tombense na última rodada, a equipe garantiu a permanência na Série C e pode respirar aliviada para buscar o tão sonhado acesso.
Com novos ânimos, o técnico Evaristo Piza lembrou, nesta sexta-feira (29), de suas passagens anteriores pelo clube e comparou a situação do Botafogo-PB com o time do Remo (equipe que terminou em 8° e conquistou o acesso à Série B no quadrangular final em 2024).
“Cada ano tem tem uma característica né, eu já disputei dois acessos com o clube, já ajudei em duas manutenções, já ganhei estadual, cheguei na final da Copa do Nordeste, mas a história todo mundo sabe. A gente foi contratado para isso, para manter a equipe e atingiu esse objetivo, só que a gente não está satisfeito, porque existe essa possibilidade. Acredito que se concretizar a classificação, a gente vai muito forte para o mata-mata final, muito parecido com o que ocorreu com o Remo”, disse Piza.
Ver essa foto no Instagram
Apesar de ter chances matemáticas, o Belo não depende só de si. (veja do que o Botafogo-PB precisa para se classificar):
Se vencer:
A vitória deixa o Belo muito próximo da classificação. Para confirmar a vaga, será preciso torcer contra dois adversários. O cenário mais simples é o Guarani perder para o Tombense e que mais um entre Ituano, Brusque ou Floresta não vença. Se o Guarani não perder, então dois desses concorrentes precisam tropeçar.
Se empatar:
O empate ainda mantém o Botafogo-PB vivo, mas a conta fica bem mais complicada. O Belo teria que torcer para derrotas de Ituano e Floresta, além de cinco outros resultados: CSA, Maringá, Confiança, Ypiranga e Figueirense não podem vencer. Como Ypiranga e Figueirense se enfrentam, esse jogo teria que terminar empatado.
Ou seja, a vitória é fundamental. Só ela mantém o Botafogo-PB em situação real de brigar pela vaga, dependendo de uma combinação mais acessível de resultados.
“No ano passado a gente teve a campanha histórica, saímos primeiro e perdemos força. Quem sabe, não tem um propósito para esse ano, a gente sair em oitavo, chegar forte e conseguir o objetivo que talvez não era na minha contratação, e acaba se tornando pela recuperação nossa dentro da competição, mas é esperar acontecer, primeiro a gente tem que fazer, amanhã a vitória, para poder entender o que vai acontecer na sequência da competição”, acrescentou Piza.
João Pedro Gomes – MaisPB
BOLETIM DA REDAÇÃO - 27/08/2025