João Pessoa, 18 de agosto de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
bessa e intermares

Mancha escura: MP investiga dano ambiental em faixa litorânea da Grande JP

Comentários: 0
publicado em 18/08/2025 ás 14h15
atualizado em 18/08/2025 ás 14h47
Mancha escura entre Bessa e Intermares;

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) instaurou, nesta segunda-feira (18), um inquérito civil para apurar possível dano ambiental de grandes proporções causado pelo lançamento irregular de poluentes em águas marítimas da orla da Grande João Pessoa.

Em março deste ano, parte da faixa litorânea entre Bessa e Intermares foi preenchida por uma mancha escura. Segundo informações, além da cor, o mau cheiro invadiu parte do mar das praias localizadas em João Pessoa e Cabedelo.

A suspeita é de que a área, que conta com um estuário, recebe esgotos lançados de maneira irregular. De acordo com o documento, a água “exalava odor fétido e levou à interdição de praias da região metropolitana”.

A investigação atende à comunicação feita pelo Colégio de Procuradores de Justiça e à solicitação da Associação Comunitária Local (ASCOL).

Entre as diligências determinadas, estão a requisição de relatórios técnicos, laudos laboratoriais e informações sobre eventuais ações de mitigação dos danos por parte da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS-PB) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Cabedelo.

Também foi expedido ofício à Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA) para verificar o funcionamento das estações de tratamento de esgoto na região e possíveis falhas operacionais ou transbordamentos.

João Pedro Gomes – MaisPB