João Pessoa, 15 de agosto de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
meio ambiente

Mais de mil animais silvestres foram apreendidos na Paraíba em 2025

Comentários: 0
publicado em 15/08/2025 ás 15h27
Foto: Governo Federal

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aplicou R$ 17,3 milhões em multas administrativas nas 17 ações de fiscalização ambiental realizadas no 1º semestre deste ano, na Paraíba. Além do montante expressivo, foram lavrados 184 autos de infração, 20 embargos de área e um embargo de atividade.

Entre janeiro e julho deste ano, 1.062 animais silvestres foram encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) de Cabedelo (PB), após operações voltadas ao combate do tráfico de fauna, da pesca irregular e do desmatamento irregular.

Proteção da fauna

As aves foram a classe com maior número de espécimes apreendidos (788), seguidas por mamíferos (177) e répteis (97). Alguns desses animais passaram pela reabilitação e foram reintegrados à natureza. Outros seguem em tratamento e reabilitação para que retornem, se possível, aos seus habitats.

Nos primeiros seis meses do ano, 639 animais silvestres foram devolvidos à natureza pelo Cetas de Cabedelo após passarem por todos os cuidados e reabilitação necessários.

Compromisso com a legislação ambiental

As ações do Ibama estão amparadas no Decreto Federal nº 6.514/2008, que estabelece sanções para infrações ambientais, incluindo desmatamento, queimadas, tráfico de fauna e pesca irregular. A instituição segue atuando de forma integrada com outros entes federais e estaduais para proteger o meio ambiente e assegurar o cumprimento da legislação vigente.

De acordo com o superintendente do Ibama na Paraíba, Nino Amazonas, as ações implementadas no 1º semestre do ano demonstram o firme compromisso da instituição com a proteção ambiental e a defesa dos territórios tradicionais e da biodiversidade local. “Com mais de mil animais resgatados, reforçamos a importância da fiscalização e da atuação integrada com nossos parceiros institucionais. Contamos com a colaboração da sociedade para continuar garantindo o cumprimento da legislação e a preservação do nosso meio ambiente”, declara Nino.

MaisPB