João Pessoa, 15 de julho de 2025 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
63 km

Governo estuda implantar monotrilhos, novas linhas de ônibus e VLTs em JP

Comentários: 0
publicado em 15/07/2025 ás 18h34
atualizado em 16/07/2025 ás 06h42

O transporte público da Grande João Pessoa deve passar por uma transformação nos próximos anos. Um estudo do Governo Federal realizado pelo BNDES e o Ministério das Cidades prevê a construção de 63 quilômetros de novas linhas de transporte coletivos, como corredores exclusivos de ônibus (BRT) e VLTS, até o ano de 2054 na capital paraibana.

De acordo com o levantamento, a Região Metropolitana de João Pessoa tem potencial para implantar 23 quilômetros de sistemas de BRT, VLT ou Monotrilho e 40 quilômetros de corredores de ônibus até 2054, passando a atender diariamente 650,8 mil pessoas com corredores de transporte mais eficientes.

A chamada “Rede Futura” deve aumentar de 0% para 20,2% o número de pessoas que moram a até 1 km de uma estação de transporte público rápido, ou seja, vai ficar muito mais fácil pegar um ônibus rápido perto de casa. Até o momento, João Pessoa não possui essas redes.

Somadas, as 21 maiores regiões metropolitanas (RMs) do país tem potencial para expandir em cerca de 2.500 km as redes de TPC-MAC até 2054. Segundo esta edição do ENMU, as Redes Futuras de transporte incluem novos trechos de metrôs, trens, veículos leves sobre trilhos (VLT), bus rapid transit (BRT) e corredores exclusivos de ônibus.

Com esse projeto implantado por completo, João Pessoa alcançaria um índice de acesso ao transporte público (chamado RTR) superior ao registrado em cidades como Lisboa (15,3) e Bogotá (14,3), cidades conhecidas por seus sistemas de mobilidade urbana mais avançados.

Brasil todo também vai crescer

João Pessoa faz parte de um plano nacional que inclui 21 regiões metropolitanas, como Recife, Fortaleza, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo. A ideia é criar ou expandir 2.500 km de transporte público de alta capacidade até 2054 no Brasil todo.

Essa rede nacional terá:

  • 323 km de metrôs

  • 96 km de trens urbanos

  • 1.930 km de BRT, VLT e monotrilhos

  • 157 km de corredores exclusivos de ônibus

Até agosto deste ano, o governo vai detalhar os custos, investimentos e prioridades de cada cidade. João Pessoa está no radar como uma das capitais com maior potencial de crescimento no transporte público.

“Estamos fortalecendo o planejamento urbano com base em dados concretos, que nos permitem identificar prioridades e orientar ações de médio e longo prazo. Nosso foco, com a mobilidade urbana, é tornar o transporte coletivo mais eficiente, dinâmico e sustentável, assegurando qualidade de vida à população. Reduzir o tempo de deslocamento, com conforto e segurança, transforma a forma como as pessoas vivem, acessam oportunidades e se relacionam com as cidades”, afirmou o ministro das Cidades, Jader Filho.

MaisPB