João Pessoa, 11 de abril de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
Karim Aïnouz

Diretor de cinema cearense é selecionado pela 2ª vez para Festival de Cannes

Comentários: 0
publicado em 11/04/2024 ás 10h02

O diretor de cinema Karim Aïnouz, natural de Fortaleza, no Ceará, foi selecionado mais uma vez para o Festival de Cannes, a premiação mais prestigiada do cinema mundial. A seleção realizada pelo festival reúne mais de 50 longas-metragens, divididos em seis categorias. O filme de Aïnouz “Motel Destino”, com Fábio Assunção, concorre à Palma de Ouro, prêmio máximo do evento.

Aïnouz também havia sido selecionado para o Festival de Cannes em 2019, com o filme “A Vida Invisível”, que também foi o escolhido para representar o Brasil no Oscar de 2020, mas não foi um dos finalistas. Houve diversas críticas pela preferência de “A Vida Invisível”, pois no mesmo ano foi lançado “Bacurau”, de Kléber Mendonça Filho, vencedor do Prêmio do Juri de Cannes.

O Festival de Cannes tem como principal objetivo a exibição de filmes, que serão divididos em “Un Certain Regard”, “Fora de Exibição”, “Sessões da Meia-noite”, “Cannes Premiere” e “Exibições Especiais”, além, é claro, dos longas que concorrem pelo prêmio máximo. Em maio, será divulgado os vencedores de Melhor Ator, Atriz, Prêmio do Juri e Palma de Ouro.

Entre os principais filmes e diretores que concorrem à Palma de Ouro estão David Cronenberg, com “The Shrouds”, o aguardado “Megalopolis”, do renomado Francis Ford Copolla; e Kinds of Kindness, de Yorgos Lanthimos. Em outras categorias, há “Horizon: An American Saga”, de Kevin Costner; e “Furiosa”, de George Miller.

MaisPB