João Pessoa, 01 de março de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
abastecimento

Chuvas acima da média fazem açudes sangrar no Cariri e Sertão da Paraíba

Comentários: 0
publicado em 01/03/2024 às 08h29
atualizado em 01/03/2024 às 09h45
Açude São Gonçalo

Dados contabilizados pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa-PB) apontam que cinco açudes estão sangrando, até esta quinta-feira (29), no Estado após o registros das fortes chuvas que atingem todas as regiões desde o início de janeiro.

De acordo com o órgão, os mananciais que superaram a média de capacidade do armazenamento são os seguintes:

  1. São José I, em São José de Piranhas – Sertão;
  2. Bartolomeu I, em Bonito de Santa Fé – Sertão;
  3. Vazante, em Diamante – Sertão;
  4. São José II, em Monteiro – Cariri;
  5. Poções, em Monteiro – Cariri.

“Desses cinco reservatórios, os reservatórios Poções e São José I estão sangrando desde o ano passado devido à transposição, e não às chuvas. E os reservatórios de Bonito, Vazante e São José II, que sangraram agora devido às chuvas, são reservatórios de pequeno a médio porte”, disse o presidente da Aesa, Porfírio Catão, ao Portal MaisPB.

Por outro lado, ainda segundo a Aesa, 79 reservatórios operam dentro da normalidade, 28 estão em observação e 23 em situação considerada crítica. No entanto, o presidente afirma que alguns não estão sendo utilizados para distribuição de água.

“A gente tem que entender que esses 23 reservatórios em situação crítica, alguns são de pequeno porte e já estão sendo substituídos por adutoras de outros reservatórios maiores. Então, estes reservatórios que estão em situação crítica, alguns deles, não estão sendo mais usado para abastecimento”, continuou Porfírio Catão.

MaisPB

Leia Também