João Pessoa, 11 de janeiro de 2024 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
em conceição

Prefeito foi alertado sobre risco de barragem romper no Sertão

Comentários: 0
publicado em 11/01/2024 às 18h12
atualizado em 12/01/2024 às 05h00
Em Conceição, o rompimento de uma barragem deixou famílias ilhadas

A gestão do prefeito Samuel Lacerda, em Conceição, no Sertão da Paraíba, já havia sido notificada pela Agência Executiva de Gestão das Águas (AESA) sobre danos na ‘Barragem do Roçado’, que rompeu na noite da quarta-feira (10) causando transtornos e prejuízos para moradores da zona rural do município.

+ Rompimento de barragem deixa parte de Conceição inundada; veja imagens aéreas

Nesta quinta-feira (11), técnicos do órgão estiveram no local fazendo uma vistoria no reservatório e notificaram novamente a Prefeitura, responsável pela barragem, para que apresente em 15 dias as causas que ocasionaram o rompimento.

+ Chuva forte deixa Conceição, no Sertão, com ruas alagadas; vídeo

“Antes do rompimento a gente já tinha notificado a Prefeitura para fazer algumas recuperações no reservatório e, provavelmente, não foi atendida essa notificação. Já existe um processo em curso. Desde 2019 do Ministério Público estava preocupado com a barragem e estávamos monitorando o reservatório. Infelizmente, depois das chuvas de ontem a noite, esse reservatório veio ao rompimento”, disse ao Portal MaisPB, Porfírio Catão, presidente da AESA.

+ Vale do Piancó registra maior pancada de chuvas nas últimas horas na Paraíba 

O diretor explicou que o empreendedor, no caso a Prefeitura, é o responsável pela estrutura física, manutenção e conservação do reservatório. Então, o governo municipal deverá responder por todos os danos que o rompimento provocou.

Foto: Reprodução/Diogo Mangueira

“O empreendedor é responsável civil e criminalmente por qualquer dano que venha ocasionar pelo seu rompimento da barragem. Todos os danos que tiveram aos usuários da barragem é do empreendedor, que é a Prefeitura de Conceição que tinha que fazer a manutenção e foi o reservatório que causou esse dano”, destacou.

Preocupação

O rompimento da barragem do Roçado deixa em alerta os órgão fiscalizadores sobre riscos de rompimento em outros reservatórios pois,  segundo Catão, ainda não chegou ao período que mais chove. Esses reservatórios são os que ficam em propriedades privadas e os que são construídos pelos entes municipais.

“O proprietário da terra é quem tem que manter as barragens em perfeito estado. Temos feito campanhas e a nossa maior preocupação são essas barragens particulares e essas construídas pelas prefeituras.

Veja imagens de Conceição ilhada 

Nossa reportagem tentou contato com a Prefeitura de Conceição, mas até o momento ainda não conseguimos falar com nenhuma autoridade do governo municipal para falar sobre o caso.

Roberto Targino – MaisPB

Leia Também

MaisTV

Podcast +Fut: entrevista com treinador do Sousa e início de trabalho de Evaristo Piza

Podcast da Rede Mais - 23/04/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas