João Pessoa, 03 de setembro de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
especial

Com retrospecto favorável no Marizão, Sousa pode retornar à Série C após 20 anos

Comentários: 0
publicado em 03/09/2023 às 09h31
atualizado em 03/09/2023 às 06h43
Sousa x Treze, final do Paraibano 2023 (Foto: Leonardo Abrantes/Rede Mais)

O Sousa Esporte Clube entra em campo nesta tarde de domingo (3), a partir das 15h, no estádio Marizão, no Sertão da Paraíba, com a chance de retornar à Série C do Campeonato Brasileiro depois de 20 anos. O Dinossauro enfrenta a Ferroviária-SP, com transmissão da TV Brasil.

+Fut: Aldeone anuncia criação de equipe de futebol feminino do Sousa

No primeiro confronto entre as equipes, disputado na cidade de Araraquara, no interior de São Paulo, a Ferroviária levou a melhor e venceu por 1 a 0, largando na frente do confronto. Com esse cenário, o Sousa vai precisar vencer por dois gols de vantagem para se classificar direto.

No sonho de chegar à Série C e continuar vivo na disputa pelo título da Série D, o Dinossauro terá o apoio de seus torcedores num Marizão já conhecido como a “La Bombonera do Sertão”, referência ao famoso estádio de La Bombonera, do Boca Juniors, da Argentina.

Confiar numa vitória dentro do Antônio Marques da Silva Mariz, na cidade de Sousa, é algo que os torcedores podem fazer. O retrospecto do clube sertanejo dentro do estádio pode ser um dos fatores que pode garantir o acesso à 3ª divisão de forma inédita, nesse novo formato.

O Portal MaisPB analisou todos os jogos de mata-mata dentro do Marizão neste século, para ver o quanto os torcedores podem ou não confiar na força da “La Bombonera do Sertão”. Os jogos passam por fases finais de Campeonato Paraibano e mata-mata de Série D.

+Fut: Botafogo-PB na luta pelo acesso e o novo título brasileiro do Atlético-MG

Uma década consistente

Num recorte entre 2023 e 2013, excluindo a derrota para o Coritiba na 1ª fase da Copa do Brasil 2013, o Sousa realizou 13 jogos no Marizão, onde saiu vencedor em nove oportunidades, empatou três vezes e perdeu apenas uma vez, na Série D do ano passado, para o Lagarto-SE.

Com esse aproveitamento de 77% na década, as nove vitórias conquistadas, curiosamente, aconteceram de 2016 para cá. Mas algumas foram irrelevantes para o contexto de classificação ou título, à exemplo da vitória por 1 a 0 contra o Treze na final do Paraibano deste ano.

Só em 2023, o Dinossauro conseguiu quatro vitórias dentro do Marizão em jogos mata-mata, um recorde jamais visto dentro deste século, superando 2007, quando foram duas vitórias e um empate. Além do Treze, Botafogo-PB, Falcon e Atlético-CE caíram no Sertão paraibano.

Sousa x Atlético-CE, oitavas de final da Série D 2023 (Foto: Jefferson Emmanoel/Sousa EC)

Aproveitamento de 66% no século XXI

Outra estatística pega um contexto ainda maior: de todo o século. Assim como na década, os jogos da Copa do Brasil foram excluídos, por se tratarem de jogos contra equipes de Série A. Além disso, a relevância do torneio é menor em comparação ao Paraibano, por exemplo.

De acordo com o levantamento do Portal MaisPB, o Sousa realizou 28 jogos de mata-mata no Marizão entre 2023 e 2002, último ano do século XXI que o clube disputou as fases finais do Campeonato Paraibano, que somam 24 dos 28 duelos.

O aproveitamento de 66% ocorre pelas 16 vitórias, oito empates e quatro derrotas. No Paraibano, a última derrota em casa ocorreu no dia 2 de maio de 2012, um 4 a 3 para o Campinense. Depois disso, duas vezes em 2003. A outra derrota seria contra o Lagarto, pela Série D.

Uma curiosidade é que o último título paraibano do Dinossauro, conquistado em 2009, teve apenas uma partida disputada no Marizão, a semifinal do 1º turno contra o Nacional de Patos. A semifinal do 2º turno, a final do 1º turno e a final do campeonato foram em Patos.

Jogadores do Sousa celebrando título do Paraibano 2009 (Foto: Leonardo Silva/Jornal da Paraíba)

Os jogos de Copa do Brasil

Considerado um dos principais desejos da diretoria do Sousa para 2024, a Copa do Brasil não foi muito amigável com o Dinossauro da Paraíba. Além da dificuldade de classificação ao longo do século, o clube paraibano não obteve muito sucesso quando jogou.

O mais recente, em 2022, graças ao vice-campeonato paraibano de 2021, o clube enfrentou o Goiás e empatou por 1 a 1. Devido ao regulamento da 1ª fase, um empate favorece o time visitante. Além desse confronto, o Sousa jogou mais três vezes na competição: perdeu todas.

Já citada na reportagem, uma delas foi para o Coritiba, por 3 a 0, em 2013. Outra derrota foi para o Vasco em 2010, por 2 a 1. Mas a pior de todas foi contra o Vitória, que iria disputar a Série B naquele ano, por 4 a 1, em 2008.

Sousa x Goiás, Copa do Brasil 2022 (Foto: Kyioshi Abreu/Sousa EC)

Casa lotada para Sousa x Ferroviária-SP

Retornando ao jogo de hoje, esse será, possivelmente, um dos jogos mais importantes da história do Sousa Esporte Clube. O clube entra em campo no calor de 37 graus com a chance de retornar à Série C, sendo a primeira vez que conseguiria um acesso nesse formato moderno.

Subir de divisão poderia ser positivo não só para a instituição sousense, mas também para a Federação Paraibana de Futebol (FPF), que pode subir no ranking geral das 27 federações do país. Atualmente, a Paraibana ocupa a 16ª posição, de acordo com o ranking de 2022.

E muita dessa força em casa é pelos torcedores que lotam e pulsam o Marizão. Assim como aconteceu na final do Campeonato Paraibano 2023, a expectativa é de casa lotada para o duelo contra a Ferroviária-SP, que enfrentará o calor do Sol e dos torcedores nas arquibancadas.

+Fut: Nacional de Patos quer a permanência de 80% do elenco para 2024

Leonardo Abrantes – MaisPB

Leia Também

MaisTV

Ministério Público cobra fiscalização e pede prisão para poluidores das praias

LANÇAMENTO DE ESGOTOS - 16/05/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas