João Pessoa, 28 de agosto de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
preparem os bolsos

Conta de energia elétrica vai ficar mais cara na Paraíba

Comentários: 0
publicado em 28/08/2023 às 16h25
atualizado em 28/08/2023 às 16h36

A tarifa mensal de energia vai ficar mais cara na Paraíba a partir desta terça-feira (28). A medida foi tomada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a pedido da Energisa, operadora que controla a destruição na Paraíba. Para os clientes atendidos pela Energisa Paraíba, a exemplo da Região Metropolitana de João Pessoa, o aumento aprovado foi de 0,68% para os consumidores residenciais.

Já para os consumidores atendidos pela Energisa Borborema, na Região de Campina Grande, o aumento é bem maior: 11,96%. Em nota, a concessionária informou que a tarifa estava congelada há 18 meses. A elevação no preço cobrado passará a valer a partir do dia 28 de agosto.

Os índices são diferentes porque, até este ano, as tarifas-base eram distintas entre as duas empresas. Com a unificação da Energisa Paraíba e da Energisa Borborema, o processo de Reajuste Tarifário Anual, a partir do próximo ano, será único para os clientes que, agora, são todos atendidos pela Energisa Paraíba.

O efeito médio percebido entre os consumidores da Energisa Paraíba e Borborema será: 

Energisa Paraíba

Alta e Média Tensão: redução de 10,63%

Baixa Tensão: amento de 1,09%

Residencial: 0,68%

Efeito médio ao consumidor: 1,46%

Energisa Borborema

Alta e Média Tensão: aumento de 14,44%

Baixa Tensão: amento de 12,32%

Residencial: 11,96%

Efeito médio ao consumidor: 12,83%

O reajuste tarifário é um processo regulado pela Aneel, previsto no contrato de concessão da empresa, que apresenta regras bem definidas a respeito das contas de luz e a metodologia de cálculo dos reajustes. Pela norma, o valor da tarifa poderá ser reajustado anualmente – Reajuste Tarifário Anual – e a cada cinco anos, no processo de Revisão Tarifária Periódica.

MaisPB

Leia Também