João Pessoa, 16 de agosto de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora

Curso de Nutrição do UNIESP é pioneiro, com o Posto de Coleta de Leite Humano

Comentários: 0
publicado em 16/08/2023 às 10h49
atualizado em 16/08/2023 às 07h56

Kubitschek Pinheiro

Neste ano em que o Centro Universitário UNIESP chega aos 25 anos, o Curso de Nutrição sai na frente com o primeiro Posto de Coleta de Leite Humano, um presente para os alunos e comunidade, com o primeiro lounge para mamãe e bebê, que dará atendimento gratuito, com profissionais capacitados para as mães, professoras, alunas e funcionárias da instituição, que também funcionará como Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) cadastrado no Ministério da Saúde.

Segundo a professora e coordenadora Glória Barros de Jesus Medeiros, todos os equipamentos para coleta, pasteurização e análises do leite humano são de uma parceria direta com o Banco de Leite Humano que dará total apoio nesta valiosa iniciativa. “Trabalhamos para isso, para melhor servir a comunidade e aos alunos dos nossos cursos. Será o primeiro Posto de Coleta de Leite Humano dentro de um curso de Nutrição na Paraíba. Chamamos de “Sala da Mãe que Amamenta”. A nutriz poderá fazer a ordenha manualmente, também.

A “Sala da Mãe que Amamenta” é um ambiente equipado, higienizado e confortável onde a nutriz terá tranquilidade para ordenhar o leite materno e armazenar em temperatura adequada para levar para casa e/ou doar ao Banco de Leite Humano. “Portanto, toda e qualquer nutriz pode comparecer e colaborar na doação de leite materno, salvando vidas de bebês que necessitam desse alimento eletivo, ou seja, considerado o alimento completo para o bebê. O leite materno salva cerca de 6 milhões de vidas por ano”, justifica a professora Glória Medeiros.

O MaisPB conversou com a professora Glória Medeiros e traz mais informações desse avanço, além da importância de estarmos no “Agosto Dourado”, o mês que faz alusão a amamentação numa iniciativa primorosa da Organização Mundial de Saúde (OMS)

MaisPB – Estamos em agosto, mês que faz alusão a amamentação, mas sabemos que todos os meses são dedicados a amamentação e da importância para o começo da vida de um bebê; vamos começar por aqui – pela campanha de agosto e da vida toda?

Glória Medeiros O mês de agosto foi designado pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como “Agosto Dourado”, por simbolizar a luta pelo incentivo à amamentação – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. No Brasil também se escolheu este mês como o “Mês do Aleitamento Materno”. O melhor alimento para qualquer bebê é o leite materno da própria mãe, principalmente se este for oferecido diretamente do seio.

MaisPB – Aqui no Brasil, “Mês do Aleitamento Materno”. – Vamos falar sobre a importância desse ato?

Glória Medeiros – – Sim, aumentar as taxas de amamentação no mundo pode salvar a vida de centenas de milhares de crianças com menos de seis meses de idade. O leite materno auxilia no desenvolvimento de diversos sistemas da criança: imunológico, neurológico e metabólico. Para as mães, os benefícios são muitos, entre eles, melhor recuperação do parto e menos risco de câncer de mama. Apesar dos benefícios conhecidos, amamentar ainda é um desafio, e as taxas de aleitamento exclusivo nos primeiros seis meses estão abaixo do esperado em diversos países, e entre eles o Brasil. O aleitamento exclusivo até o sexto mês de vida, se estendendo até os dois anos ou mais de idade, é um desafio às mães e uma meta de entidades voltadas à preservação da saúde das mães e dos bebês. O principal objetivo desta campanha é sensibilizar para a importância da amamentação, para que ela seja reconhecida como fundamental para o desenvolvimento infantil.

MaisPB – Como o Curso de Nutrição do UNIESP está trabalhando nessa ideia?

Glória Medeiros O curso de Nutrição do UNIESP Centro Universitário é pioneiro na implantação do primeiro Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) em uma instituição de ensino. O posto de coleta atenderá a todos os requisitos estabelecidos pela Resolução 171 do Ministério da Saúde. Nossas alunas, professoras e funcionárias utilizarão uma sala muito aconchegante e equipada para a coleta do leite materno, armazenando em condições adequadas e depois levar para a sua residência, assim como, teremos a condição de doar ao Banco de Leite Humano.  O Banco de Leite Humano engloba as ações de coleta, processamento e distribuição de leite humano para bebês prematuros ou de baixo peso que não podem ser alimentados pelas próprias mães, além de atendimento para apoio e orientação para o aleitamento materno.

MaisPB – Sabemos da importância da doação de leite materno...

Glória Medeiros doação de leite materno é fundamental para ampliar as chances de recuperação de bebês prematuros e/ou de baixo peso que estão internados em UTIs neonatais, além de proporcionar um desenvolvimento mais saudável por toda a vida. Toda mulher que amamenta é uma possível doadora de leite humano. Basta ser saudável e não tomar medicamentos que interfiram na amamentação. Qualquer quantidade de leite humano doado pode ajudar os bebês internados, que, a depender de seu peso e condições clínicas, podem precisar de apenas 1ml a cada refeição. O leite materno doado passa por um processo rigoroso que envolve análise, pasteurização e controle de qualidade antes de ser distribuído. 

MaisPB – E isso já está sendo providenciado?

Glória Medeiros Já providenciamos a documentação junto ao Ministério da Saúde com auxílio dos profissionais do Banco de Leite Humano Anita Cabral, entramos com esta parceria forte para que nossos alunos pudessem vivenciar na prática como é a rotina de um posto de coleta de leite humano e de um Banco de Leite Humano, já que é uma das áreas de promoção a saúde onde o nutricionista pode atuar. O curso já consta com um laboratório altamente equipado que atende aos requisitos de análise do leite doado para controle de qualidade. Esse projeto iniciou em 2019, porém foi interrompido devido a pandemia. Agora, está pronto!

MaisPB – No final desse mês, o Curso de Nutrição do Uniesp vai receber a placa de Certificação do Ministério da Saúde. Vamos adiantar sobre a importância desse selo, diante desse trabalho reconhecido.

Glória Medeiros Sim, no dia 31 de agosto do corrente ano, a UNIESP Centro Universitário receberá a PLACA do Ministério da Saúde pelo brilhante trabalho desenvolvido pelo Curso de Bacharelado em Nutrição pelo projeto e implantação da “Sala da Mãe que Amamenta”. Vale salientar que a UNIESP Centro Universitário será a primeira instituição de ensino superior que receberá o Certificado do Ministério da Saúde junto com mais dois hospitais no mesmo dia. E coincidência ou não, dia 31 de agosto é comemorado o Dia do NUTRICIONISTA. Estou muito satisfeita com essa conquista e tenho agradecimentos à nossa Reitora professora Dra. Érika Marques de Almeida Lima, Pró Reitora professora Dra. Iany Cavalcanti da Silva Barros e todo o corpo docente do curso de nutrição. No dia 17 de maio do corrente ano, foi inaugurado a LIGA ACADÊMICA MATERNO INFANTIL com alunos do curso de Nutrição no auditório Executivo do UNIESP Centro Universitário. No dia 30 de agosto teremos o Seminário Estadual de Alimentação e Nutrição: Fortalecendo as Ações na Primeira Infância no Auditório Master do UNIESP Centro Universitário.

MaisPB – A novidade é a sala da mãe que amamenta, que nenhuma instituição tem. Isso é da maior importância. Poderia descrever esse serviço. A sala será aberta para estudo dos alunos e a comunidade será beneficiada. Como podemos informar isso aos leitores?

Glória Medeiros – Sim, o curso de Nutrição montou o primeiro Lounge para mamãe e bebê, que dará atendimento gratuito com profissionais capacitados para as mães da comunidade, professoras, alunas e funcionárias da instituição que também funcionará como Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) cadastrado no Ministério da Saúde, com todos os equipamentos para coleta, pasteurização e análises do leite humano em parceria direta com o Banco de Leite Humano que dará total apoio nesta forte parceria. Será o primeiro Posto de Coleta de Leite Humano dentro de um curso de Nutrição na Paraíba. Chamamos de “Sala da Mãe que Amamenta”. A nutriz poderá fazer a ordenha manualmente, também.

DOAR LEITE É DOAR VIDA

A “Sala da Mãe que Amamenta” é um ambiente equipado, higienizado e confortável onde a nutriz terá tranquilidade para ordenhar o leite materno e armazenar em temperatura adequada para levar para casa e/ou doar ao Banco de Leite Humano. Portanto, toda e qualquer nutriz pode comparecer e colaborar na doação de leite materno, salvando vidas de bebês que necessitam desse alimento eletivo, ou seja, considerado o alimento completo para o bebê. O leite materno salva cerca de 6 milhões de vidas por ano. 

MaisPB Como a senhora tem visto a evolução do Curso de Nutrição do UNIESP – a procura dos alunos por mais conhecimentos?

Glória Medeiros – O curso de nutrição tem avançado nos últimos anos, pois a população está cada vez mais interessada em possuir um estilo de vida saudável. Por essa razão, a profissão de Nutricionista tem sido bastante procurada. É um profissional responsável pela promoção, recuperação e manutenção da saúde por meio da alimentação. O NUTRICIONISTA está entre as profissões em expansão e independente da área de atuação, é possível ter sucesso nessa carreira.

MaisPB – Como anda a atualização dos currículos?

Glória Medeiros Uma das principais mudanças no Curso de Nutrição do UNIESP Centro Universitário tem sido a atualização dos currículos para abranger uma gama mais ampla de conhecimentos. O UNIESP tem ampliado e atualizado o programa acadêmico pela Pró-Reitora professora Dra. Iany Cavalcanti da Silva Barros incorporando temas modernos com o objetivo de formar profissionais qualificados, proporcionando ensinamentos práticos e teóricos que capacitam o aluno a orientar e prestar assistência clínica, dietética e de alimentos, ou seja, essas abordagens mais avançadas permitem que os estudantes de nutrição se tornem profissionais mais completos e estejam preparados para lidar com as necessidades nutricionais específicas de cada indivíduo. E além disso, o curso de nutrição tem se adaptado às mudanças no estilo de vida e nos padrões alimentares da sociedade atual.

MaisPB – E o acompanhamento da tecnologia?

Glória Medeiros – Esse é outro avanço importante no curso de nutrição é o crescente uso da tecnologia. O investimento em tecnologia no curso de Nutrição no UNIESP com o apoio da Reitora professora Dra. Érika Marques de Almeida Lima, foi enorme nestes últimos anos, foi construído um dos melhores laboratórios de análise de alimentos do Estado, com espaço confortável para até 60 estudantes, com equipamentos de ponta, reagentes, vidrarias para cada aluno desenvolver seu próprio experimento durante as aulas práticas, sendo ministrado pelo professor Dr. Carlos Eduardo Vasconcelos de Oliveira. Foi ampliada a clínica escola, onde temos como responsável técnica a professora Mestre Lúcia Helena Coutinho Serrão que conta agora com 6 consultórios, equipamentos de bioimpedância, balanças, estadiometros, software de nutrição e outros. O laboratório de tecnologia e processamento de alimentos foi modernizado com equipamentos novos e agora o primeiro Lounge para mamãe e bebê, que dará atendimento gratuito com profissionais capacitados e com todos os equipamentos para coleta, pasteurização e análises do leite humano em parceria direta com o Banco de Leite. Também, temos o laboratório de Avaliação e Educação Nutricional como responsáveis as professoras Mestres Kelly Cristina Munis de Medeiros e Zianne Farias Barros Barbosa. Nessa conjuntura, é importante que o Nutricionista se atende às inovações da área e às exigências mercadológicas, a fim de que consiga trilhar uma carreira de sucesso.

Leia Também

MaisTV

Ministério Público cobra fiscalização e pede prisão para poluidores das praias

LANÇAMENTO DE ESGOTOS - 16/05/2024

Opinião

Paraíba

Brasil

Fama

mais lidas