João Pessoa, 19 de junho de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
POSTOS

Saúde registra mais de 250 atendimentos no Parque do Povo e Bananeiras

Comentários: 0
publicado em 19/06/2023 às 11h37
Foto: Prefeitura de Campina Grande/Divulgação

O último fim de semana de festas juninas no interior do Paraíba registrou mais de 250 atendimentos nos postos instalados no Parque do Povo, em Campina Grande, e no Bananeiras Parque, na cidade de Bananeiras. As estruturas de saúde foram montadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), para garantir a assistência da população que frequenta os tradicionais festejos juninos.

Da última sexta (16) até esse domingo (18), foram realizados, no Parque do Povo, 130 atendimentos e seis transferências para casos que precisaram de uma avaliação mais especializada. Desde o início da festa, no dia 1º de junho, já são 719 atendimentos e 40 transferências. Durante esse período, também foram diagnosticados dois pacientes com doença coronariana por meio do Programa Coração Paraibano.

O secretário estadual de Saúde, Jhony Bezerra, reforça que as estruturas de Pronto Atendimento garantem a assistência da população, sobretudo dentro da concentração dos festejos juninos. “O volume de atendimentos nas nossas unidades do Parque do Povo, e no Bananeiras Parque, evidenciam a necessidade da assistência à saúde para a população que frequenta os locais de festa. Proporcionamos um atendimento mais célere e desafogamos a nossa rede hospitalar, uma vez que os pacientes com menor complexidade são atendidos nos locais de evento”, ressalta.

De acordo com dados consolidados, o maior número de atendimentos realizados no Parque do Povo é de pacientes de Campina Grande (429 casos), seguido por pacientes de Fortaleza (38 atendimentos), e João Pessoa (31 assistências realizadas). Já as causas dos atendimentos têm como principais motivos: intoxicação alcoólica, mal-estar e crise de ansiedade.

“Os números apresentados mostram a importância do serviço que temos oferecido aos forrozeiros que vão ao Parque do Povo, garantindo saúde e tranquilidade para curtir a festa. Esse serviço tem sido essencial para evitar a superlotação do Trauma, com casos que podem ser solucionados no próprio local da festa”, reforça o diretor-geral do Hospital de Trauma, Sebastião Viana.

Em Bananeiras, no Brejo do estado, esse foi o primeiro fim de semana de festejos juninos e registrou 135 atendimentos de saúde, sendo 59 na sexta-feira (16) e 76 no sábado (17). Durante os dois dias, ainda foram contabilizadas três transferências para hospitais da de rede estadual para melhor avaliação. O domingo não teve apresentação de shows.

A estrutura de pronto atendimento de saúde do Governo do Estado também estará presente nas festas juninas de Patos, Monteiro, Piancó e Santa Luzia, oferecendo serviços de baixa, média e alta complexidade (para casos de complicações cardiológicas), e ainda a distribuição de preservativos masculinos e femininos.

MaisPB

Leia Também