João Pessoa, 17 de junho de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
espaço cultural

Bixarte e DJ Ian encerram Encontro Paraibano de Pessoas Trans e Travestis

Comentários: 0
publicado em 17/06/2023 às 10h22
atualizado em 17/06/2023 às 08h06
Cantora Bixarte (Foto: divulgação)

A cantora Bixarte se apresenta, neste sábado (17), em João Pessoa. Ela faz o show de encerramento do 2º Encontro Paraibano de Pessoas Trans e Travestis (2º EPPTrans), no Espaço Cultural, em João Pessoa. De passagem pela capital paraibana, a artista apresenta o show ‘Traviarcado’, título do seu mais novo álbum. Quem abre os trabalhos da noite é o DJ Ian Valentin, que sobe ao palco da Praça do Povo a partir das 20h.

Bianca Manicongo, conhecida como Bixarte, é atriz, poetisa e rapper paraibana que utiliza da sua arte como arma de guerrilha contra preconceitos e discriminações. “É uma grande realização o show com Bixarte, que hoje é destaque no cenário artístico nacional questionando os paradigmas cisheteronormativos e os padrões hegemônicos da produção artística do país”, afirma Lídia Moura.

DJ Ian Valentin é pesquisador musical e DJ há mais de 15 anos. Conhecido por ser um dos maiores responsáveis pela construção do cenário de DJ de música brasileira na Paraíba, sendo uma grande referência musical do Nordeste. Atualmente reside em São Paulo e virá com total exclusividade para tocar no 2° EPPTrans.

O evento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, e conta com apoio da Fundação Espaço Cultural (Funesc). O encontro, que teve início na sexta-feira, acontece  em sete eixos temáticos, abrangendo tópicos como saúde, direitos humanos, educação e visibilidade cultural e contará com a  participação de grandes nomes locais e nacionais, como Keila Simpson, presidenta da Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra) e doutora honoris causa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), e Letícia Carolina Nascimento, mulher travesti e autora do livro Transfeminismo, na Coleção Feminismos Plurais, coordenada por Djamila Ribeiro e Apolo Arantes,  ativista no Movimento Independente de Homens Trans e Transmasculinidades de Pernambuco.

O 2º EPPTrans também tem como objetivo promover diálogos interdisciplinares e horizontais sobre as diversas questões que afetam a sobrevivência, o acesso e a inclusão de pessoas trans e travestis em espaços sociais. Também visa incentivar a participação ativa da sociedade civil em espaços institucionais e destacar a memória e as histórias de pessoas trans e travestis.

MaisPB

Leia Também