João Pessoa, 30 de maio de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
saúde em alerta

Gripe aviária: ‘Não é motivo para pânico’, diz secretária do Meio Ambiente da PB

Comentários: 0
publicado em 30/05/2023 às 15h16
atualizado em 30/05/2023 às 13h30

A secretária de Meio Ambiente da Paraíba, Rafaela Camaraense, tranquilizou a população em relação à gripe aviária. Em entrevista à Rede Mais Rádio nesta terça-feira (30), ela afirmou que não há motivo para pânico. Exames realizados em aves silvestres encontradas mortas em Cabedelo, na Grande João Pessoa, confirmaram que elas não estavam com gripe aviária.

No Sul do Brasil, no entanto, o Ministério da Agricultura confirmou o primeiro caso de gripe aviária no estado do Rio Grande do Sul. O vírus foi encontrado em uma ave silvestre da espécie Cygnus melancoryphus, conhecida como cisne-de-pescoço-preto.

Rafaela Camaraense enfatizou a importância de a população relatar qualquer suspeita de contaminação às autoridades competentes. Ela informou que a Paraíba está em contato com outros estados e com o Ministério do Meio Ambiente, e que haverá uma reunião para tratar sobre a gripe aviária e sua situação nos demais estados. Um grupo de monitoramento nacional será formado para compreender o avanço da doença e tomar medidas cautelares preventivas em todo o país.

“Não é motivo para pânico. Estamos avaliando toda situação. É uma situação preocupante. Salientar que a população deve procurar as autoridades competentes para reportar qualquer tipo de situação que tenha acontecido, alguma ave que supostamente esteja com algum tipo de contaminação. Teremos uma reunião amanhã para tratar sobre a gripe aviária, a situação em outros estados”, disse a secretária.

Apesar do resultado negativo, a Paraíba está em alerta para a possibilidade de novos casos. Isso porque, a doença se espalha rapidamente. A expectativa é que nos próximos dias o estado lance uma nota técnica a partir das recomendações do Ministério do Meio Ambiente.

MaisPB

Leia Também