João Pessoa, 06 de abril de 2023 | --ºC / --ºC Dólar - Euro

ÚltimaHora
em João Pessoa

Aumento de exportações faz preço dos ovos disparar e estoque cair, diz Procon

Comentários: 0
publicado em 06/04/2023 às 17h37
atualizado em 07/04/2023 às 05h26
Foto: Marcello Júnior/ Agência Brasil

A escassez de ovos em João Pessoa tem causado transtornos aos moradores da capital paraibana. Com a falta do produto, as unidades restantes têm um aumento considerável em seu valor final, como relataram  moradores. Nesta Quinta-Feira Santa (6), o estoque do principal centro de distribuição da Região Metropolitana, a Empasa, havia zerado.

O aumento nos preços dos ovos na região chamou atenção do Procon-JP. O secretário-executivo Júnior Pires explicou que a exportação do produto cresceu recentemente, visto que em outras partes do mundo, a crescente da gripe aviária está demandando muito mais importações.

“A nossa produção aqui no Nordeste, na Paraíba, está sendo escoada, em sua grande maioria, para a exportação, visto que os produtores eles têm uma margem de lucro maior e a demanda está sendo bem mais alta, em decorrência dessa crise lá fora”, disse o secretário-executivo.

“O produto produzido no Brasil, principalmente no Nordeste, está sendo escoado, praticamente em sua totalidade, para a finalidade de exportação. E o que está ficando para o consumo interno não está sendo suficiente para reabastecer as distribuidoras de alimentos e supermercados”, concluiu.

Apesar disso, Júnior Pires afirma que não há necessidade de “qualquer tipo de alvoroço ou de pânico”. De acordo com as equipes do Procon-JP, ainda há disponibilidade de ovos em mercados e supermercados da região. Ou seja, com produtos à disposição, o valor não sobe.

“Não vamos permitir qualquer abuso com o consumidor. Não vamos permitir que fornecedores, comerciantes, aumentem o preço exacerbadamente desses produtos para lesar o consumidor, se aproveitando de uma situação de escassez. Essa prática, inclusive, é considerada abusiva diante do Código de Defesa do Consumidor”, explicou o secretário.

Leonardo Abrantes – MaisPB

Leia Também